Assistência Social | 31/10/2022

PREVENÇÃO - Prefeitura encerra programação do Dia Internacional do Idoso com bate papo sobre outubro rosa

Objetivo da ação foi promover convivência social e saudável, estimulando as práticas de lazer e esporte para a melhor idade

A Prefeitura de Louveira encerrou, na última quinta-feira (27), as atividades da programação do Dia Internacional do Idoso com um bate papo sobre o Outubro Rosa.

A programação teve sua abertura em 3 de outubro e seguiu ao longo do mês com uma série de ações para marcar o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro. O objetivo foi promover convivência social e saudável, estimulando as práticas de lazer e esporte para a melhor idade. 

O evento teve sua abertura com aulas de zumba adaptada, condicionamento físico e ginástica dançante na Fazenda Santo Antônio. 
A programação continuou na Fazenda com jogos de mesa (pingue-pongue, dominó e jogos de cartas), distribuição de mudas de salsinha, cebolinha e coentro e piquenique.

Na Área de Lazer, o cronograma seguiu com caminhada, aula de dança circular, apresentação de canto do grupo Divas Da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI), jogo de voleibol adaptado entre os idosos e os gestores de Louveira e professores do CCI, baile e bingo da melhor idade. 

Além disso, aconteceram palestras com o tema “Golpes por Telefone”, ministrada pelas advogadas Aurea Moscatini, Gabriela Moscatini Pinto e Renata José dos Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e “Sexualidade na Terceira Idade”, pela psicóloga e sexóloga Celia Mota. Houve também um bate-papo de tema “Direitos e Benefícios da Pessoa Idosa”, com o advogado especialista em direito previdenciário, Wladimir Novaes Martinez.  

Por fim, o evento foi encerrado na quinta-feira (27), com um bate-papo sobre o Outubro Rosa, campanha que visa conscientizar os moradores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, orientado pela enfermeira Fabiana Weide. 

A ação foi promovida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as secretarias de Gestão Ambiental, Cultura & Eventos, Esporte, Lazer e Juventude, Desenvolvimento Econômico e a Divisão de Transporte. 

O Centro de Convivência do Idoso oferece diversas oficinas e eventos durante a semana para cerca de 400 louveirenses com idade a partir de 60 anos em sua sede na Área de Lazer do Trabalhador de Louveira. Informações: (19) 3878-7033.