Cultura & Eventos | 08/09/2021

PREVENÇÃO - Filme com Glória Pires é atração do Setembro Amarelo na sexta-feira (10) no Salão de Eventos da Cultura

Serão distribuídos apenas 80 ingressos, que devem ser retirados com uma hora de antecedência, na recepção da Secretaria de Cultura

A Prefeitura de Louveira exibe na próxima sexta-feira (10) de Setembro, às 19h, o filme “Nise - O Coração da loucura”. A exibição gratuita faz parte da programação Setembro Amarelo, que marca o mês internacional de prevenção ao suicídio.

O filme, produzido no Brasil em 2016, aborda a temática do tratamento psiquiátrico e tem a renomada atriz Glória Pires no papel da protagonista, a médica psiquiatra Nise da Silveira. A classificação indicativa é de 14 anos. A sessão, que terá duração de 109 minutos, será no Salão de Eventos da secretaria.

Durante o mês de setembro, a Prefeitura de Louveira promove uma série de atividades que auxiliam a conscientização quanto à prevenção do suicídio. Parte das atividades, como a exibição do filme, é aberta para o público em geral, assim como há ações focadas em moradores atendidos pela Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) e estudantes da rede estadual no município.

Serão realizadas ainda ações exclusivas para servidores municipais, com objetivo de maior integração da população com os agentes públicos e o tema. CLIQUE AQUI  e confira a programação. 

Após a exibição do filme, acontece um bate-papo com os participantes. Serão distribuídos 80 ingressos, que devem ser retirados com uma hora de antecedência, na recepção da Secretaria de Cultura e Eventos.

Protocolos de saúde

A secretaria informa que seguirá todos os protocolos de segurança para a prevenção da covid-19. Além disso, a sala terá capacidade reduzida de 300 para apenas 80 lugares, com objetivo de manter o distanciamento social necessário. 

Confira abaixo os protocolos para a apresentação:

- A aferição de temperatura na entrada do Salão de Eventos

- Álcool em gel 70% em frascos espalhados pelas dependências

- Controle de entrada e saída para evitar aglomeração

- Uso obrigatório de mascara nas dependências e durante a exibição do filme

Sinopse

Nise – O Coração da Loucura – Direção: Roberto Berliner. Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (interpretada pela atriz Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o choque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, com mais sensibilidade, através do amor e da arte.

Local de exibição do filme: Salão de Eventos da Cultura (Estrada Miguel Bossi, nº 130, Parque dos Estados)

Retirada de ingressos: Uma hora antes da sessão, diretamente no Salão de Eventos, na recepção da Secretaria de Cultura e Eventos (Estrada Miguel Bossi, 130 - Parque dos Estados). Limite de dois ingressos por pessoa.