Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Saúde | 06/10/2022

PREVENÇÃO - Carreta da Mamografia tem 100% da agenda preenchida e faz 180 exames nos 3 primeiros dias em Louveira

Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça Padre Pedro Sanches, ao lado da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens; não é preciso agendamento

Nos três primeiros dias de atendimento em Louveira, a Carreta da Mamografia - Mulheres do Peito atingiu a capacidade máxima de atendimento prevista para os dias úteis: 180 moradoras da cidade realizaram o exame (60 por dia) e deram um importante passo na luta contra o câncer de mama.

O equipamento, enviado à cidade pelo Governo do Estado de São Paulo, atenderá até 15 de outubro, na Praça Padre Pedro Sanches, ao lado da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santo Antônio. Para fazer a mamografia, basta ir ao local, sem a necessidade de agendamento prévio.  

A expectativa é que, durante o tempo de permanência na cidade, 540 mulheres com idade a partir de 35 anos realizem o exame.  A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa no município e tem como objetivo  incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a distribuição de 60 senhas por dia. Aos sábados, o funcionamento é das 8h às 12h, com a realização prevista de até 30 exames por dia.

Requisitos  

Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, mulheres de 50 a 69 anos podem realizar o exame sem a necessidade do pedido médico, basta apresentar RG e cartão SUS.

Já as mulheres com idade entre 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem passar pelo serviço, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.

Para garantir mais comodidade às moradoras da cidade e incentivar a realização do exame, a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar no local uma tenda para avaliação médica e emissão do pedido de exame. O local terá médicos de plantão durante os mesmos horários de atendimento da Carreta. 

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o atendimento, as moradoras podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo número (19) 3948-5300.