Gestão Ambiental | 03/05/2021

PRESERVAÇÃO - Sob risco de extinção, espécie Pau-Brasil celebra seu dia neste 3 de maio em todo o país

Árvore pode atingir os 12 metros de altura e aproximadamente 70 centímetros de diâmetro de tronco, além de possuir galhos com espinhos.

Neste dia 3 de maio é comemorado o Dia Nacional do Pau-Brasil.

O Pau-Brasil é uma árvore nativa do bioma da Mata Atlântica. Seu nome científico é Paubrasilia echinata e ele é conhecido também por outros nomes populares como arabutã, ibirapiranga, ibirapitá e ibirapitanga em tupi-guarani (ybirá: árvore; pitanga: vermelha). 

A espécie pode atingir os 12 metros de altura e aproximadamente 70 centímetros de diâmetro de tronco, além de possuir galhos com espinhos.

Em meados do ano de 1.500, com o descobrimento do Brasil, Fernão de Noronha obteve direito exclusivo de exploração do Pau-Brasil pela coroa portuguesa e foi o primeiro a exportar a preciosa madeira, que logo caiu nas graças de Portugal e demais países da Europa, que também desembarcaram no Brasil em busca da exploração da espécie. A árvore era utilizada para confecção de móveis, navios e principalmente o tingimento de tecidos da nobreza, devido sua resina vermelha.

O Pau-Brasil foi o primeiro recurso explorado no Brasil, utilizado no período da colonização como escambo entre indígenas e portugueses e posteriormente utilizado para pagamento de dívidas entre Portugal e Inglaterra. Foram séculos de exploração e milhares de árvores derrubadas.

Em dezembro de 1978 foi criada a Lei Federal n° 6.607, que declarou o Pau-Brasil como árvore nacional.

Em 2007, a espécie foi incluída na CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas), que estabelece critérios rigorosos de comercialização.

Desde 1992 está na lista das espécies ameaçadas de extinção, onde infelizmente ainda é citada na Portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 443, de dezembro de 2014, como espécie em perigo de extinção.

A Sala Verde convida a população a celebrar o dia do Pau-Brasil. Tire uma foto com um Pau-Brasil em Louveira e poste nas redes sociais com as hashtags: #SalaVerdeTerraDaVideira #PauBrasilEmLouveira.