Gestão Ambiental | 21/09/2022

PRESERVAÇÃO - Gambá resgatado em Louveira volta à natureza após reabilitação na Mata Ciliar

Ação faz parte das atividades desenvolvidas com o objetivo de preservar a biodiversidade no município

soltura gambá

A Prefeitura de Louveira e a Associação Mata Ciliar realizaram, na última semana, a soltura de um gambá-de-orelha-branca em uma área de mata preservada na cidade.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas com o objetivo de preservar a biodiversidade no município.

O animal silvestre foi resgatado em outubro de 2021, ainda filhote. Após passar por um período de reabilitação na Associação Mata Ciliar, foi devolvido para a natureza. 

A Associação Mata Ciliar é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que, desde 1987, desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade. 

A estação da primavera, que inicia em 22 de setembro, é o período de maior reprodução de animais silvestres. A frequência com que os gambás e outros animais apareçam nas regiões da cidade pode aumentar. 

Caso encontre um gambá dentro de casa, a Secretaria de Gestão Ambiental orienta:

- Jamais tente pegar o animal, ele pode morder caso se sinta ameaçado;
- Caso você tenha cão e/ou gato, prenda-os para que eles não tentem atacar o gambá. A proximidade entre animais silvestres e domésticos pode acarretar a transmissão de doenças; 
- Caso o gambá esteja machucado, ou você encontre a mãe morta com os filhotes vivos no marsúpio, entre em contato com a Guarda Municipal e retalate as informações com detalhes;
- Caso você encontre o gambá aparentemente bem de saúde, não se preocupe. Essa espécie tem hábitos noturnos, aguarda até o anoitecer, pois ele deverá ir embora. Nesse caso, não esqueça de manter preso os animais domésticos. 
- Para evitar ou diminuir a ocorr~encia de gambás em áreas urbanas, tampe as latas de lixo e não deixe a ração dos animais domésticos exposta durante a noite. Lembre-se, os gambás tem há´bitos noturnos, então se o avistar em uma árvore ou no seu quintal durante o dia, é muito provável que ele vá embora sozinho noite. 

Para essas e mais informações sobre cuidados com animais silvestres, acesse a Cartilha “Protegendo a Fauna Silvestre e Exercendo a Cidadania”, elaborada pela Secretaria de Gestão Ambiental e a Associação Mata Ciliar.

CLIQUE AQUI para acessar.
 
Denuncie
Em caso de flagrante de desrespeito contra a fauna e a flora na região é possível denunciar pelos telefones 153 ou (19) 3878-1512.