Geral | 16/11/2023

Prêmio Cidades Excelentes: Investimentos em saneamento básico foram parte da conquista em Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Louveira foi escolhida como a melhor cidade do Estado de São Paulo na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes, na 3ª edição do Prêmio Cidades Excelentes promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. Entre os investimentos que fizeram parte desta conquista, estão os que foram realizados no âmbito de saneamento básico. Entre elas estão obras nos reservatórios para setorização do sistema de distribuição de água, construção de biodigestores para aprimorar o sistema de esgotamento sanitário, canalização de trechos dos córregos, novas redes de água e esgoto, e sempre considerando a sustentabilidade das ações para preservar o meio ambiente.

Entre os investimentos realizados em saneamento básico pela Prefeitura de Louveira, estão obras de setorização, que promovem controle e gerenciamento da rede distribuída, facilitando para manutenções e ajustes, de forma a causar menos transtornos aos moradores. Novas redes de água e esgoto estão sendo implantadas, no qual neste ano já foram atendidos os bairros Pau a Pique, Estiva, Jardim Vera Cruz, Santo Antônio, Ana Maria, Leitão e outros 8,2 km de rede coletora de esgoto que estão sendo implantados no Residencial Primavera. Também em destaque está a obra de implantação de toda a rede de água no bairro Monterrey, atendendo a mais de 4.500 moradores. Ao todo, são 21 novos quilômetros de rede de distribuição de água no bairro, sendo um dos investimentos mais aguardados na cidade.

Com o propósito de sanear integralmente e de forma ambientalmente adequada as propriedades rurais, a Prefeitura segue com a construção de biodigestores para levar o esgotamento sanitário às propriedades que atualmente não são saneadas. Os biodigestores promovem qualidade de vida, despoluição do lençol freático e fortalecimento da agricultura. Desde 2021, 20 biodigestores foram implantados e mais 25 serão instalados.

Com a tecnologia de um robô motorizado de vídeo inspeção, a Prefeitura criou a Ação de Caça Lançamento Irregulares, que realiza a identificação de lançamentos irregulares de esgoto em tubulações de águas pluviais e vice-versa. Este ano, a ação foi intensificada para o objetivo de despoluir o Córrego Santo Antônio, que deságua no Rio Capivari.