Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 18/07/2023

Prefeitura segue com pinturas e reformas nas escolas municipais

Com investimentos para melhorar a estrutura física das escolas, 11 unidades recebem melhorias, seja de grandes reformas, reparos, adaptações e pinturas; todas as obras seguem dentro do cronograma; pinturas do CECI Herdeiros do Futuro e EMEF Ângelo Argenton Filho já foram concluídas

 

Com objetivo de proporcionar melhorias na estrutura física das escolas municipais, a Prefeitura está realizando obras e manutenções em 11 escolas neste ano de 2023. A maior parte delas fica na região do Santo Antônio, mas também na região central e no bairro Estiva. Cada escola recebeu reparos onde mais precisava: em algumas foi feito novo sistema de drenagem, melhoria nos refeitórios, reforma dos banheiros com a inclusão de banheiros adaptados para deficiente, troca de telha, reforma no ginásio de esporte, entre tantas outras benfeitorias.

“Até o final do ano vamos entregar a maior parte das escolas. Claro que tem as escolas que estão recebendo obras mais complexas, que pode demorar mais, mas a maioria, principalmente as que estão sendo pintadas, ficam prontas neste ano. E com a conclusão, entregaremos à população escolas totalmente repaginadas, mas não apenas isso: o mais importante é que elas terão recebido as manutenções necessárias. Este é um grande investimento da Prefeitura, que está sendo feito por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no caso das obras, e Secretaria de Educação, no caso das manutenções e pinturas”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

REFORMAS

CECI Mundo Maravilhoso: A escola recebeu uma nova cobertura em laje na entrada, novas caixas d’água, concreto nos pilares da entrada principal e novo telhado, com troca completa das telhas e estrutura. Nesta fase as equipes renovam o piso com aplicação da pintura epóxi autonivelante, a ser aplicada no pátio externo e no refeitório dos professores. No playground, além do novo sistema de drenagem, foi implantado pisos de borracha para dar mais conforto e segurança aos alunos durante os momentos de brincadeiras. Mas uma das principais mudanças na escola é ampliação das salas de aula, com destaque para a construção de solarium em cada uma das salas. O espaço já está pronto e a próxima etapa é a aplicação da pintura epóxi, que garante conforto térmico. Para o solarium, a Prefeitura retirou as janelas das salas de aula para instalação de portas de vidro de correr e também janelas. O solarium será fechado com grade, que já está instalada no local.

CECI Chapeuzinho Vermelho: Na escola, que até 2019 era berçário, estão sendo realizadas diversas adequações do espaço para atender com mais comodidade os alunos de Educação Infantil. A reforma inclui construção de um novo banheiro, ampliação do refeitório dos professores e das salas administrativas, além da pintura. A escola atende 200 crianças.

EMEF Odilon Leite Ferraz: A obra continua com a reforma do banheiro no térreo e inclusão de banheiro adaptado para pessoa com deficiência. No piso superior a adaptação dos banheiros feminino e masculino já foi concluída, assim como a pintura interna. Nas salas trocadas portas e janelas. O ginásio de esporte também recebeu benfeitorias, como manutenção do telhado com troca de telhas, pintura e instalação de exaustor para garantir o conforto térmico. A escola não passava por uma reforma há mais de 10 anos. A manutenção beneficia os mais de 400 alunos que estudam na escola e toda a comunidade escolar.

EMEF José Pereira Dutra: Esta é a maior obra realizada pela Prefeitura nas escolas atualmente. A unidade teve a maior parte de sua edificação demolida para ser reconstruída, já que o espaço será ampliado e totalmente remodelado, seguindo novo projeto arquitetônico. A obra começou em fevereiro de 2023 e tem previsão para um ano. O projeto prevê a construção de mais duas novas salas de aulas, reforma de todas as salas, reformulação da estrutura da Secretaria e salas administrativas, refeitório, banheiros e de todo o pátio. Em sua estrutura, será feita a revisão e troca do sistema elétrico, inclusive com instalação de luminárias de LED, reforço na estrutura para forro, pontos de água e energia para instalação de climatizadores.  Além da reforma na estrutura, as mudanças serão visíveis por meio de um projeto arquitetônico moderno. A escola atende 40 alunos da região do Estiva, que seguem alocados na EMEF José Odair Montelatto durante a reforma.

MANUTENÇÃO

As escolas que recebem reparos, manutenção e pintura são: CEIL Centro; CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes; CECI Paraíso do Saber, que segue para a finalização a implantação de um novo sistema de drenagem e teve início a pintura; Emef José Odair Montelatto e EMEI Prefeito Nicolau Finamore, cuja pintura teve início. No CECI Herdeiros do Futuro e EMEF Ângelo Argenton Filho as pinturas já foram concluídas.