Desenvolvimento Urbano | 17/11/2023
Prefeitura segue com obras que melhoram infraestrutura e fortalecem desenvolvimento econômico em Louveira
Construção da Usina de Suco, ampliação das redes de água e esgoto, novas pavimentações em vias urbanas e rurais, manutenção das estruturas urbanas e obras importantes em Saúde, saneamento, escolas e nas áreas de Esporte, lazer e bem-estar compõem os investimentos da Prefeitura na estrutura da cidade para atração de novas oportunidades e qualidade de vida da população
Com um dos maiores pacotes de ações já realizados em Louveira, a Prefeitura segue com cerca de 20 obras em infraestrutura e que repercutem para o desenvolvimento econômico da cidade. Como uma das bases para a economia, o Turismo tem recebido importantes investimentos, especialmente o turismo rural e o cicloturismo, que atrai visitantes de toda a região. Neste sentido, a Prefeitura concretiza neste ano, por exemplo, a construção da Usina de Suco e pavimentações das estradas rurais. Mas obras estruturantes em Saúde, saneamento básico, infraestrutura e mobilidade, reformas e ampliações em 12 escolas, em novas áreas para esporte, lazer e bem-estar compõem um cenário de dinamismo na gestão pública da cidade e que repercutem positivamente no processo de desenvolvimento da cidade, para atração de novas empresas e projetos de ampliação das empresas já instaladas na cidade, crianças novas oportunidades de emprego e renda para a população.
Uma das obras em destaque, a Usina de Suco, segue avançada e representa a concretização de uma contribuição da Prefeitura à uma demanda antiga dos produtores de uva da cidade. A Usina será uma importante aliada para o aproveitamento das uvas não comercializadas na safra, que serão transformadas em suco. A Usina de Suco está sendo construída no Barreiro, dentro da área do CAP (Centro de Apoio ao Agricultor), vinculado à Divisão de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. E, ainda neste aspecto econômico, será importante para o turismo, já que o local está sendo estruturado também para receber os visitantes. O prédio contará com uma loja para venda de suco e outros produtos, além de um deque para que possam apreciar a vista do local.
Como forma de estruturar ainda mais o acesso às propriedades rurais, fortalecendo o turismo, a Prefeitura realizou durante o ano a pavimentação nas estradas rurais com bloquetes sustentáveis e drenantes, como na Estrada do Bugio, Estrada Tereza Bizetto Cestarolli e Estrada João Gothardi, entre outras. As pavimentações também foram feitas em ruas do perímetro urbano com aplicação de massa asfáltica, no centro (Rua Adorno Zonaro), nas ruas do Faixa Azul, na Estiva, entre outras. Os investimentos incluíram ainda iluminação de LED como em ruas do centro, no Parque Capivari, no trevo do Burck, no Pau a Pique, na região do Cristo, no Santo Antônio, entre outros pontos da cidade.
Mas os investimentos da Prefeitura têm sido para melhorar a estrutura de todas as áreas. Na Saúde, o Centro de Referência do Autismo, já em atendimento desde o início do ano, o Hospital do Santo Antônio de Louveira, cujas obras devem começar ainda neste ano, entre outras. E para o aprimoramento do saneamento básico, obras para ampliação da rede de abastecimento; na Educação, reformas, ampliações e pinturas em 12 escolas somente neste ano de 2023; em Serviços Públicos, a manutenção constante das vias com a operação Tapa-buraco, de guias, calçadas, estradas rurais e espaços públicos; no Esporte, novos espaços como a ampliação da quadra do Burck, a construção do novo Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Ares Marciais; o Parque Capivari, que segue em obras, o Parque Luigi Martini, inaugurado no início do ano.
Somente em 2023 soram mais de 30 obras em execução, mas nos últimos 2 anos e meio foram cerca de 190 ações, num dos maiores pacotes de obras e programas de Louveira. Todas com objetivo de estruturar a cidade para fortalecer seu desenvolvimento econômico e para mais qualidade de vida à população. Por todo o investimento, Louveira foi escolhida como a melhor cidade do Estado de São Paulo na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes, na 3ª edição do Prêmio Cidades Excelentes promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. (SAIBA MAIS)