Educação | 14/11/2023

Prefeitura segue com obras em 5 escolas

Com investimentos em infraestrutura, reformas e ampliações promovem reestruturação dos espaços físicos das unidades EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra, Cecoin Chapeuzinho Vermelho e Ceil Bairro; Prefeitura investiu neste ano cerca de $ 135 milhões de janeiro a agosto em Educação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue com 5 obras importantes de reestruturação dos espaços físicos das unidades escolares EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF José Pereira Dutra, Cecoin Chapeuzinho Vermelho e Ceil Bairro. Reforma completa nas quadras, ampliação dos espaços físicos e da capacidade de atendimento, com construção de novas salas, construção de estruturas de segurança para a comunidade escolar e adaptações de sanitários para pessoas com deficiências, trocas de portas e janelas, reformas nos telhados e no sistema de drenagem estão entre as reformas, entre outras melhorias estruturais.

A mais recente obra começada é no Ceil Bairro, onde a Prefeitura reestrutura o muro do ginásio das piscinas cobertas, que desabou devido à infiltrações. Foi necessário refazer o sistema de drenagem para sanar as infiltrações na parede e reforçar a segurança. A escola também ganha uma nova estrutura que está sendo feita ao lado do campo de futebol, onde também serão feitas adequações dos vestiários para melhorar o ambiente aos alunos e usuários. Vale ressaltar que no início de 2023 a Prefeitura instalou gramado sintético no campo e também 2.860 assentos na arquibancada do campo.

A maior obra das escolas acontece na EMEF José Pereira Dutra, no bairro Estiva. A unidade passa por revitalização completa, com construção de novas salas de aulas, salas administrativas e sanitários, com melhor aproveitamento do terreno. A reforma segue até o primeiro semestre de 2024 e ampliará a capacidade de atendimento da escola de 40 para 120 alunos. Enquanto a obra não é concluída, os alunos continuam estudando na EMEF José Odair Montelatto, no Santo Antônio.

Outra grande obra acontece na EMEF Odilon Leite Ferraz. A Prefeitura segue com reformas nos sanitários do térreo, incluindo banheiros adaptados para pessoas com deficiência, com a obra para instalação do playgroun na área externa e com a construção da rampa de acesso ao pátio a partir do piso superior, que foi uma demanda de segurança apontada pelo Corpo de Bombeiros. Na escola, já foram feitas a reforma dos banheiros do piso superior, inclusive com unidades adaptadas para pessoas com deficiência, pintura por todo o prédio e reforma completa da quadra, que apresentava-se em condições insalubres, com goteiras por todo o teto, paredes mofadas e pintura desgastada. Hoje a quadra está completamente revitalizada e concluída.

Também segue avançada a obra no Cecoin Chapeuzinho Vermelho, onde a Prefeitura faz melhorias em todo o prédio, atualmente com ampliação da sala dos professores, onde foram feitos um espaço como refeitório e a construção de dois banheiros. Também foi feita a reforma na guarita, reforma na quadra e construção de um bebedouro ao lado, que antes não existia. Para acesso ao piso superior, foi instalado um novo piso emborrachado na rampa, a troca de portas e janelas, e seguirá com a pintura do prédio.

No Ceci Mundo Maravilhoso a obra segue para fases finais. A unidade recebeu melhorias estruturantes, principalmente nas salas de aula, que foram ampliadas com o solarium. O espaço anexo às salas, garantem mais luminosidade dentro das salas, mais espaço para interação entre as crianças e conforto término, já que foi aplicado pintura epóxi no piso. Na área externa, o piso emborrachado no pátio dá mais segurança para as crianças nos momentos de brincadeiras e atividades. A estrutura da entrada também foi modernizada com vigas de concreto, nova cobertura e no telhado uma grande reforma, com instalação de novas caixas d’água.
Com as obras, a Prefeitura cumpre uma demanda extremamente necessária. No caso da EMEF Odilon Leite Ferraz, por exemplo, a unidade não passava por reforma há mais de 10 anos. A Prefeitura tem aplicado recursos financeiros expressivos em Educação – em 2023, cerca de R$ 135 milhões de janeiro a agosto. Além das obras, os investimentos também englobam melhorias nos aspectos pedagógicos, como contratações de diretores, professores, ampliação dos profissionais de educação especial, programas, aquisições de novos itens no kit escolar, aquisição de veículos para transportes escolar, instalação de laboratórios de informática, entre outros.