Desenvolvimento Urbano | 22/06/2023

Prefeitura segue com obras avançadas de infraestrutura em Saúde, Educação e Lazer

O município de Louveira tem hoje cerca de 30 obras em execução, que visam um melhor atendimento à população em todas as áreas; a exemplo de obras avançadas estão a quadra do Burck, o prédio que deve abrigar a Vigilância em Saúde e as reformas nas escolas; no Parque Capivari, seguem a construção da pista de caminhada, ciclovia, concha acústica, sanitários e lanchonete

Com importantes investimentos em infraestrutura, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue com a execução de 30 obras por toda a cidade. Na Saúde, a Prefeitura, diante do planejamento para instalar a Vigilância em Saúde no bairro Santo Antônio, reformou a casa localizada na esquina das ruas Antônio Chicalhone e Roberto Mazzali. A obra está em fase de finalização e deve ser entregue em breve. No Residencial Burck, a ampliação da quadra também segue avançada com novas construções. No Parque Municipal do Capivari, a iluminação ornamental já confere ao local uma perspectiva mais bonita, principalmente à noite com as luzes acesas, e as obras seguem para a construção da ciclovia e pista de caminhada. E na Educação, 4 escolas estão em reforma, com obras dentro do cronograma de execução, e 8 recebendo nova pintura interna e externa.  

“Todas as obras são extremamente importantes para os moradores de Louveira. Nas escolas, por exemplo, algumas não recebiam uma reforma há pelo menos 10 anos. Estamos reformando 4 escolas, mas fizemos também a pintura em 8 escolas neste ano, 2 já finalizadas e 6 que estão no processo. A quadra do Burck é um outro exemplo importante. Construímos lá uma grande sala multiuso que poderá ter aulas de dança, de esportes; estruturamos todo o espaço com a construção de vestiário e sanitários, inclusive para pessoas com deficiência e outras melhorias, que vão transformar a quadra em um verdadeiro complexo esportivo para os moradores daquela região. Mas essas são algumas das obras; são muitas mudanças estruturantes por toda a cidade, além dos projetos futuros em outras áreas importantes para a cidade, como mobilidade, por exemplo”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Na área da Saúde, no prédio onde deve ser instalado os serviços de Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Zoonozes), a obra está em fase final de detalhes e acabamentos, mas a pintura já está concluída. O local recebeu reforma completa, com substituição do telhado, inclusive com telhas translúcidas de policarbonato, que conferiram uma melhor luminosidade dentro da área interna, e de toda a rede elétrica, inclusive com pontos para instalação de climatizadores. A estrutura física do prédio não foi modificada, mas foram realizadas melhorias para modernização do local, inclusive com adaptação de sanitário para atender as necessidades das pessoas com deficiência.

No Residencial Burck, a quadra poliesportiva está com 60% das obras executadas, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin. Foram construídos vestiários, sanitários e o salão multiuso. Também foi feito todo o fechamento lateral da quadra visando maior segurança dos frequentadores e a construção de um bolsão de estacionamento na frente do local. As equipes trabalham atualmente na execução da lage e instalações hidráulicas.

Outra obra importante e muito aguardada pela população é a implantação do Parque Municipal do Capivari. Recentemente foram instalados postes ornamentais por todo o parque, iluminando o local. A portaria do parque também já está pronta. Atualmente as equipes continuam na construção da pista de caminhada e ciclovia, com a construção de quiosques, da lanchonete, e da concha acústica, local onde serão realizados shows. A construção do Parque Municipal do Capivari será realizada em etapas.

Escolas

Entre as obras em execução, 4 escolas passam por importantes reformas e ampliação e 8 recebem pinturas e reparos. No CECI Mundo Maravilhoso, a obra segue em fase final, com início da pintura. Recentemente foi feita a instalação de uma nova lage na entrada e o acabamento no piso, com pintura epóxi.

No bairro Estiva, a EMEF José Pereira Dutra está em fase da instalação das lages, já que a estrutura física do prédio foi toda reconstruída, com reformulação dos espaços. Na EMEF Odilon Leite Ferraz, foram feitos reparos no telhado e nas trincas das paredes, e continuam a pintura interna e externa.

No Cecoin Chapeuzinho Vermelho, as obras continuam. Na última semana o Prefeito Estanislau Steck esteve na escola para vistoria técnica, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e acompanharam o andamento das etapas. Foram feitas reformas na guarita, nas salas administrativas, troca de telhado e instalação de novos bebedouros. As obras continuam e, durante o recesso de julho, serão feitas as trocas de portas e janelas.