Educação | 12/07/2023

Prefeitura segue com manutenções e pinturas em escolas municipais

No CECI Paraíso do Saber continua a obra para implantação de um novo sistema de drenagem; no CECI Pequenos Brilhantes a pintura começa em breve; 7 escolas têm reparos ou pinturas e 4 passam por reformas de grande ou médio porte

Por meio de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura de Louveira vem realizando uma série de melhorias nas escolas municipais. Quatro delas passam por reformas de maior porte e outras 7 unidades têm manutenções, adequações ou pequenos reparos, mas também pintura completa. A próxima escola a receber as melhorias é o CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, que terá nova pintura. O serviço começa em breve.

No CECI (Centro de Convivência Infantil) Paraíso do Saber continua a obra para implantação de um novo sistema de drenagem para, posteriormente, começar a pintura. O CECI Mundo Maravilhoso, as equipes de trabalho preparam o piso para ainda nesta semana começar a pintura epóxi autonivelante, a ser aplicada nos solários, pátio externo no refeitório. A escola também recebeu uma nova cobertura em laje na entrada, concreto nos pilares da entrada principal e a troca de todas as telhas;

“Estamos investindo também na estrutura física das escolas porque era uma demanda necessária. Algumas unidades não passavam por reforma ou pintura há mais de 10 anos. E agora estamos fazendo diversas obras, de acordo com a necessidade de cada escola. Em muitas delas estamos fazendo a adaptação dos sanitários para pessoas com deficiência, por exemplo, troca de janelas, portas, telhado, mas são muitas as melhorias. É uma grande ação da Prefeitura. Até o final deste ano vamos entregar algumas destas escolas com uma com uma diferença significativa no aspecto físico nova roupagem”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

No CECI Herdeiros do Futuro e na EMEF Ângelo Argenton Filho, as pinturas já foram concluídas. Na Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore e CEIL Centro seguem as pinturas e manutenções.

Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, “as reformas são fundamentais para garantir a manutenção da estrutura das escolas, realizar adequações nos espaços que apresentavam alguma necessidade e também melhorar o aspecto geral da escola”. As reformas incluem adequações dos sanitários, refeitórios, pintura, melhorias nas quadras de esporte, entre outros serviços.

Entre as escolas que recebem uma reforma de maior tamanho estão o CECI Chapeuzinho Vermelho, onde foi feito o fechamento do novo refeitório para funcionários, a aplicação do azulejo no banheiro dos professores e agora segue com a continuidade da pintura. A EMEF Odilon Leite Ferraz também recebeu reforma nos banheiros do piso superior, com a inclusão de banheiros adaptados para pessoas com deficiências; a escola passa agora pelas reformas dos banheiros do piso inferior.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, a maior obra acontece na EMEF José Pereira Dutra, no bairro Estiva. Grande parte das paredes foram demolidas para que seja feita a remodelação dos espaços. O projeto prevê a construção de mais duas novas salas de aulas, reforma de todas as salas, reformulação da estrutura da Secretaria e salas administrativas, refeitório, banheiros e de todo o pátio. 

Além da reforma na estrutura, as mudanças serão visíveis por meio de um projeto arquitetônico moderno. “A escola terá sua fachada toda remodelada e um desenho arrojado", disse o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin. A obra deve ser concluída em até um ano, e durante este período, os alunos permanecem alocados na EMEF José Odair Montelatto.