Assistência Social | 18/05/2023

Prefeitura reforça ações no Dia Nacional de Combate do Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem intensificado o trabalho social neste tema, sobretudo nos últimos 3 anos. Durante todo o mês de maio, a Prefeitura vem realizando ações na cidade e nas escolas, como, rodas de conversa nas unidades do CRAS e do CREAS, palestras nas escolas estaduais e entrega de folhetos informativos para conscientizar a população.

“Discutir sobre essa temática é extremamente importante e necessário. Sabemos que ainda infelizmente casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são uma realidade presente em nossa cidade. Então não podemos medir esforços enquanto poder público para promover políticas públicas de combate a este crime”, enfatizou o prefeito, Estanislau Steck.

O dia 18 de maio marca uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. A data foi escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade.

“O foco da campanha é a conscientização. Sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema, é necessário conhecê-lo. Precisamos discutir, provocar conversas sobre a temática e assim, proteger as crianças e adolescentes” reforçou a Secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin

A Campanha

Neste ano, a Assistência Social de Louveira aderiu mais uma vez à Campanha “FAÇA BONITO! PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ”, reconhecida nacionalmente, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Louveira participa anualmente desta Campanha com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e chamar toda a população para conhecer e participar dos direitos de Crianças e Adolescentes. É obrigatório garantir seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, com esse objetivo a Prefeitura por meio da Secretarias de Assistência Social, unidade CRAS e CREAS está realizando atividades socioeducativas, durante todo o mês de maio, como alerta para prevenir a violência contra a criança e adolescente.