Saúde | 04/03/2013

Prefeitura realizará o programa “Mulher que trabalha também se Cuida” no dia 09/03.

Divulgação / PML

No próximo sábado, dia 09 de março, a Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Saúde promoverá um dia especial de cuidados com a saúde das mulheres. Serão realizadas coletas de Papanicolau, cadastramentos para  mamografia e orientação acompanhada para o Auto Exame da Mama. O programa chamado “Mulher que Trabalha também se Cuida” terá início às 8h e término às 16h, e acontecerá em três Unidades de Saúde do município: US Antônio Carlos dos Santos (PAS – B. Santo Antonio); US Dra. Lucilene M. Melin (CSIII – Centro) e US Burck.

“A melhoria das condições de saúde da mulher depende também do êxito das ações de saúde desenvolvidas nas unidades básicas, por isso desenvolveremos este movimento no sábado, para que as mulheres que trabalham tenham a oportunidade de se cuidarem”, destacou o prefeito Junior Finamore.

Papanicolau, Mamografia e Auto-exame: aliados das mulheres

O Papanicolau é o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.  Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. O Papanicolau também serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo como nível hormonal, doenças da vagina e do colo do útero.

Já o auto-exame tem como objetivo fundamental fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações,  como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, entre outros. O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

O método mais eficaz e garantido

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas e é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.