Gestão Ambiental | 03/10/2018

Prefeitura realiza vistorias para garantir a qualidade no tratamento de esgoto

A Prefeitura de Louveira, por meio das Secretarias Municipais de Gestão Ambiental e de Água e Esgoto, realiza vistorias nos bairros para monitorar o despejo de água da chuva na rede de esgoto. Na terça-feira (25), a fiscalização foi no bairro Ana Maria.

Com o uso de um corante específico, os técnicos analisam a água que cai nos ralos das residências e podem determinar se o fluxo segue adequadamente para a rede pluvial ou se está sendo despejado indevidamente na rede de esgoto.

Esta ligação irregular dos meios de escoamento da água da chuva para a rede de esgoto é passível de punição, pois entope as tubulações causando o refluxo de esgoto para a rua, além de sobrecarregar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Lei de incentivo ao reuso da água

Em Louveira, por meio da Lei Municipal n.º 2422/2015, as residências com sistema de reuso da água da chuva tem desconto de 5% no IPTU. A medida faz parte do programa IPTU Verde, que pode aumentar o desconto para até 45% de acordo com a quantidade de medidas sustentáveis implantadas no imóvel.

A água da chuva pode ser reutilizada para descargas dos vasos sanitários, abastecimento de fontes e espelhos d’água, lavagem de roupas, irrigação de jardins e limpeza de automóveis e áreas externas.

Vistoria_de_Tratamento_de_esgoto (1).jpg
Vistoria_de_Tratamento_de_esgoto_(2).jpg