Água e Esgoto | 07/11/2023

Prefeitura realiza obras de aprimoramento na distribuição de água e rede de esgoto

Estão sendo executadas adequações em reservatórios de água, canalização de trechos de córregos e construção de biodigestores para ampliar rede de esgoto

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, realiza entre os dias 7 e 10 de novembro uma obra para melhorias na rede de abastecimento com o objetivo de promover o avanço estrutural e otimizar os serviços de abastecimento à população. Além disso, estão sendo realizadas também construção de biodigestores para aprimorar o sistema de esgotamento sanitário, canalização de trechos dos córregos, e sempre considerando a sustentabilidade das ações para preservar o meio ambiente.

Com o propósito de sanear integralmente e de forma ambientalmente adequada as propriedades rurais, a Prefeitura segue com a construção de biodigestores para levar o esgotamento sanitário às propriedades que atualmente não são saneadas. Neste sentido, em uma ação intensiva de visitas técnicas, cadastro das áreas e levantamento topográfico, a Prefeitura anunciou a existência deste tipo de situação na bacia do Córrego Fetá, em que as propriedades visitadas não são atendidas pela rede coletora de esgoto e possuem modelos primitivos de destinação final de efluentes domésticos, popularmente chamados de fossa rudimentar.

A construção dos biodigestores, portanto, atende as áreas rurais cadastradas no Promif (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura) e será um grande avanço contribuindo também para a descontaminação do lençol freático.

Com relação ao aprimoramento do sistema de abastecimento de água em Louveira, a Prefeitura segue em fase de conclusão das novas ligações domiciliares para setorização do Sistema de Abastecimento de Água do Reservatório Bandeirantes, Sagrado Coração e Vera Cruz, que abastece a região central da cidade. Agora também nos bairros Vila Bossi, Jardim Bandeirantes, Via Castelli, Capivari e Parque das Videiras.  Por meio da operação, a Prefeitura garante um maior controle da distribuição e pressão da água, atendendo melhor todos os munícipes e bairros da cidade.

Com a obra finalizada, será possível controlar a pressão da água de forma mais eficaz, garantindo que ela seja mantida dentro dos limites adequados. Do contrário, as pressões excessivamente altas ou baixas podem causar problemas nas tubulações e prejudicar o desempenho do sistema. A setorização permite também identificar vazamentos mais rapidamente, facilitando o isolamento de parte do sistema para manutenção e reparos, ajudando a reduzir as perdas de água não contabilizadas.