Administração | 19/12/2023

Prefeitura realiza homenagem aos jovens do Programa Estalou

18 alunos que se formaram no ensino médio se despedem do Programa nesta semana

Criado neste ano com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal, profissional e social de jovens, a Prefeitura de Louveira realizou a confraternização de fim de ano do Programa Estalou. Nesta segunda-feira (18), os 48 estudantes receberam uma homenagem, e 18 alunos que se formaram no ensino médio se despedem do Programa nesta semana. O evento contou com a presença do prefeito, Estanislau Steck, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Magali Steck, do secretário de Administração, Marcelo Souza, e do Gerente de negócios do Grupo Expert RH de Louveira, Reginaldo Caldeira.

“Este é um momento de agradecer e reconhecer todos esses estudantes pela dedicação em seus serviços realizados na Prefeitura de Louveira. Os jovens são o nosso futuro, e programas como o Estalou, geram o incentivo e a oportunidade que eles buscam. O Programa foi criado para os jovens que estão no ensino médio, então aqueles que se formaram neste ano, partem para um nova jornada profissional. Desejamos sucesso para todos eles, que o aprendizado no Estalou seja proveitoso e agradecemos pelos serviços prestados. Devido ao sucesso que foi, no ano que vem vamos realizar mais um processo seletivo para incluir novos estudantes neste Programa”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O evento contou com a exibição de um vídeo com mensagens do prefeito, primeira-dama e secretários agradecendo os jovens pelos serviços prestados à cidade, além de fotos dos alunos em trabalho.

Os jovens e responsáveis participaram de uma dinâmica musical em grupo, que foi apresentada pelo Valdinei Barbosa, coordenador de música, e pelo Matheus Nunes da Silva, professor de violão, ukulele e teclado da Rede.

Também foi apresentado informações gerais sobre o Programa Estalou, assim como uma retrospectiva dos encontros realizados. O 1º Encontro foi realizado em outubro com o tema: “Inteligência Emocional”. O 2º Encontro foi realizado em novembro com o tema: “Segurança no Trabalho”.

O 3º ocorreu neste mesmo evento de homenagem, instruindo os jovens sobre entrevista de emprego. Ministrado por Reginaldo Caldeira, Gerente de negócios do Grupo Expert RH de Louveira, foram abordados temas como postura, roupas, linguagem verbal e não verbal, entre outros.

Para encerrar o evento, a primeira-dama Magali, leu uma mensagem especial aos jovens, e por fim, foram distribuídos um panetone, um cartão de Natal e 4 ingressos para o Hopi-Hari para cada um dos 50 jovens do Programa.

Programa Estalou

O Estalou é um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Realizado pela Prefeitura de Louveira, em conjunto com o Fundo Social, o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.

O Programa Estalou contempla carga horária de 5h por dia, de segunda a sexta, sendo 1h destinada a qualificação profissional através do CIEE Saber Virtual PRO e 4h de atividades práticas de estágio em setores e secretarias da Prefeitura de Louveira.

O Programa Estalou foi criado neste ano, e através de um processo seletivo com base numa prova, 50 jovens foram aprovados. Eles foram encaminhados para diferentes Secretarias da Prefeitura de Louveira, de acordo com a demanda e disponibilidade de cada uma. A Bolsa Auxílio é de R$920,00 + Vale-transporte de R$9,00 por dia útil.

Legislação

O programa é planejado seguindo todas as normas estabelecidas na Lei de Estágio (Lei nº 11.788/08, de 25 de setembro de 2008) e conforme o Conselho Nacional de Educação (Resolução n. 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004).

Dúvidas

Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato com o Fundo Social nos telefones: (19) 3848-1166 ou (19) 3848-4056. Ou com a Prefeitura de Louveira (solicitar encaminhamento para o RH) no telefone: (19) 3878-9700.