Educação | 27/11/2023

Prefeitura realiza formatura dos alunos da fase 5 na próxima semana e Proerd nesta quinta (30)

Por meio da Secretaria de Educação, a cerimônia acontece em dois dias – 5 e 6 de dezembro, às 19h, no ginásio poliesportivo do Ceil Centro e terá apresentações do projeto de musicalização da rede; nesta quinta-feira (30) acontece a formatura dos alunos do Proerd, na Área de Lazer, às 19h

Teve início em Louveira o cronograma de formaturas escolares e de programas educacionais. Nesta quinta-feira, 30 de novembro, acontece a segunda formatura do ano do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia será realizada às 19h na Área de Lazer e reunirá cerca de 250 alunos da região central, das escolas CEIL Centro (Profª Aparecida E.G. Yembo), EMEF Vila Pasti e também do Monterrey, EMEF Ângelo Argenton Filho.

Na próxima semana a Prefeitura realiza a formatura dos alunos da fase 5 do Ensino Infantil. A cerimônia acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, às 19h, no ginásio do Ceil Centro, com 4 apresentações do projeto musicalização ministrados na rede municipal. Ao todo, serão 835 formandos. O cronograma de formaturas já teve início com a cerimônia do programa Bombeiro na Escola neste mês de novembro para as crianças do Ceil Centro - alunos das turmas de 4º ano.

O Proerd e Bombeiro na Escola são importantes programas de desenvolvimento cidadão para as crianças. Neste ano a primeira formatura do Proerd reuniu 432 formandos da região do Santo Antônio, das escolas EMEB Frederico Pagotto, Ceil Bairro, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Melissa Sicalhoni, EMEF José Odair Montelatto.

Pelo Proerd, são fortalecidos os vínculos da comunidade com as escolas, com a aproximação da família junto ao ambiente escolar. As crianças são orientadas pelos males causados pelas drogas e pela violência, e, principalmente, aprendem a dizer ‘não’ por meio de instrumentos para elas que elas possam compreender e ter confiança, autoestima e autonomia para de defender, caso passem por este tipo de situação. O Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente para orientar as crianças quanto às drogas e comportamentos não favoráveis à violência.

Já o Programa Bombeiros na Escola é desenvolvido em Louveira desde abril de 2023 em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental para os alunos de 4ª ano, com objetivo de conscientizá-los sobre prevenção de acidentes, incêndios, ensiná-los a identificar e evitar situações de risco, a como agir em casos de emergências e aplicar primeiros socorros.