Saúde | 21/11/2018

Prefeitura realiza campanha de combate ao mosquito da dengue

INDOOR DENGUE

Com o início da temporada de chuvas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado ações de combate ao mosquito da dengue em todos os bairros.

Os agentes da Vigilância em Saúde estão fazendo um trabalho casa a casa, entregando panfletos com orientações e eliminando locais propícios às proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da zika, chikungunya e febre amarela.

Estão sendo realizadas vistorias em prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas, como igrejas e indústrias, além de campanhas educativas nas escolas municipais.

O combate ao mosquito começa em casa

Todo cidadão deve fazer sua parte evitando água parada dentro e fora das residências. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3878-2323 ou 3878-3630.

Confira as principais medidas de combate:

• Manter bem tampados caixas d’água, ralos, e barris;
• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
• Remover galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encher pratinhos de vasos com areia atá a borda ou lavá-los uma vez por semana;
• Colocar lixo em lixeiras fechadas;
• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
• Manter pneus em locais cobertos;
• Fazer sempre a manutenção de piscinas;
• Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
• Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
• Fazer a limpeza do quintal.