Cultura & Eventos | 29/04/2013

Prefeitura realiza 1ª Semana de Dança de Louveira

Foto: Divulgação / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Cultura, realizará de 29 de abril a 04 de maio, a "1ª Semana de Dança de Louveira". O evento acontece em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril.

Nos primeiros dias, 29 e 30, o Corpo Estável de Dança Infantil e Juvenil da Casa da Cultura de Louveira fará apresentação nas unidades escolares. O grupo recentemente foi destaque e recebeu premiação no Festival de Dança Layla Lobo, em Mauá.

No dia 02  será o ensaio geral dos grupos e, no dia 03, o público poderá prestigiar a Competição de Dança, que acontece às 18h30, na Câmara Municipal. São 13 grupos inscritos, somando cerca de 140 bailarinos que se apresentarão nas modalidades: Clássico Livre; Jazz; Contemporâneo; Dança de Rua e Estilo Livre. Dentro das categorias: infantil, juvenil, sênior e avançado.

Para encerrar a 1ª Semana, no dia 04, a programação conta com três workshops ministrados pelos jurados do evento, que acontecerão na Casa da Cultura de Louveira.  O primeiro, marcado para às 9h, tem como tema a "Dança Contemporânea", que será abordada pela professora do Studio la Danse,  Ana Paula Celestino. No período da tarde, das 13h às 15h, a professora da Escola IOA Dança, Luana Espíndola, fará o workshop de "Jazz Dance" e, por último, acontece a aula de "Street Dance", com a professora da Academia Dance Company, Helen Preti. As aulas são gratuitas para alunos iniciantes, participantes ou não da competição.  As vagas são limitadas e os interessados deverão fazer as inscrições na Casa da Cultura.  Mais informações pelos telefones 3848 1077 ou 38481128.

Para fechar o evento, a programação traz a apresentação da Cia de Dança "Faces Ocultas”, com o espetáculo “Folcloreando”.  A Cia é da cidade de Salto e foi criada em maio de 1997 por bailarinos e pessoas interessadas, tendo a frente o coreógrafo e bailarino, Arilton Assunção. Ao longo desses 16 anos vem se aperfeiçoando e criando espetáculos com sintonia e perfeição excepcionais.

No espetáculo "Folcloreando"(modalidade Contemporâneo),que será apresentado às 19h, na Câmara Municipal, a coreografia traz uma releitura com movimentos contemporâneos de algumas danças brasileiras, como cantigas do vale do Jequitinhonha, o Reisado, contos de causos, o Samba, moda de viola caipira, o candomblé e repentes nordestinos. Tem como objetivo, valorizar a cultura brasileira e a rica identidade de seu povo

Para o chefe da Cultura, Jorge Bichara,  o evento busca a consciência cultural “A intenção é consolidar esse evento tendo sua importância ressaltada no calendário do município. Nosso objetivo é criar consciência cultural na cidade de Louveira formando o cidadão em todos os sentidos. Fomentar esse tipo de evento como a semana da dança de Louveira, garante aos nossos louveirenses acesso ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes e oportunizando um futuro digno através da arte. Não posso deixar de parabenizar nossos professores  Cristiane Cintrão, Fernanda Sartori e Filipe Lopes pela dedicação e responsabilidade que estão organizando esse evento e agradecer todo apoio dado pelo nosso Prefeito Júnior Finamore, que com carinho olha e faz pela Cultura”, finalizou  Bichara.