Saúde | 04/09/2014
Prefeitura promove reestruturação para o fortalecimento do NAESPI em Louveira
Com o olhar voltado para uma gestão de inclusão e prestação de serviço de qualidade, a Prefeitura de Louveira está promovendo uma reestruturação no NAESPI – Núcleo de Atenção Especializada à Infância, desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo da reestruturação é promover a melhoria e ampliação do programa com a implantação de novas diretrizes, propostas, infraestrutura e integração entre os serviços da rede pública voltados para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância.
De acordo com a secretária de Saúde, Pâmela Mango, a reformulação tem como base a avaliação conjunta realizada com a Secretaria de Educação. O objetivo é a consolidação de uma Educação Integrada no município “Há meses estamos estudando uma reestruturação no programa para ampliarmos a abrangência das ações. Buscamos sobretudo uma nova perspectiva de trabalho alcançada através da integração dos serviços ofertados pela rede pública, contribuindo sobremaneira para a qualidade do processo educacional e psicossocial“, afirmou.
O NAESPI atua identificando as necessidades dos alunos com idade entre 6 meses a 12 anos, matriculadas nas instituições educacionais municipais, particularmente dos que apresentam dificuldades ou alguma queixa que interfira na aprendizagem, comunicação e interação social. Dentre as atribuições do Núcleo está o encaminhamento aos serviços de psicologia clínica no Ambulatório de Saúde Mental; a mediação junto aos familiares e o assessoramento dos profissionais da Educação quanto às intervenções possíveis para atender as necessidades identificadas, assim como as ações que promovam a qualidade da ambiência institucional.
Mais de 5 mil crianças integram a rede pública de ensino e podem ter acesso aos benefícios do programa e a intenção da atual administração é ampliar este contingente “Nossa intenção é beneficiar todas as crianças e adolescentes de Louveira, inclusive as que estudam em escolas estaduais”, afirmou Pâmela Mango.
Reunião
A primeira reunião de trabalho da nova equipe de profissionais do NAESPI aconteceu na manhã da última sexta-feira (29), na secretaria de Saúde, com a participação da secretária de Educação Juliana Euzebio Araujo, da professora Marlene Montelato Finamore, da secretária de Saúde Pâmela Mango e do assessor técnico Dr Messias Marques. No encontro foram discutidas as novas diretrizes, cronograma de trabalho e a implementação de novas ações. Também ficou acordado que haverá investimentos relacionados a infraestrutura, dentre eles, um local adequado para os trabalhos com informatização e transporte. A secretária de Educação, Juliana Euzebio Araujo, salientou que o trabalho realizado pelo NAESPI terá continuidade nas escolas “O Naespi não vai parar. Estamos apenas readequando o serviço para melhor atender as necessidades emergentes do contexto escolar”, afirmou.