Saúde | 04/09/2014

Prefeitura promove reestruturação para o fortalecimento do NAESPI em Louveira

educa

Com o olhar voltado para uma gestão de inclusão e prestação de serviço de qualidade, a Prefeitura de Louveira está promovendo uma reestruturação no NAESPI – Núcleo de Atenção Especializada à Infância,  desenvolvido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação.  O objetivo da reestruturação é  promover a melhoria e ampliação do programa com a implantação de novas diretrizes, propostas, infraestrutura e integração entre os serviços da rede pública voltados para a promoção  do desenvolvimento psicossocial na infância.

De acordo com a secretária de Saúde, Pâmela Mango,  a reformulação  tem como base  a  avaliação conjunta realizada com a Secretaria de Educação. O objetivo é a consolidação de uma Educação Integrada no município  “Há meses estamos estudando  uma reestruturação no programa  para ampliarmos a abrangência das ações. Buscamos  sobretudo uma nova perspectiva de trabalho alcançada através da integração dos serviços ofertados pela rede pública, contribuindo sobremaneira para a qualidade do processo educacional e psicossocial“, afirmou.

O NAESPI atua identificando as necessidades dos alunos com idade entre 6 meses a 12 anos,  matriculadas nas instituições educacionais municipais, particularmente dos que apresentam dificuldades  ou alguma queixa que interfira na aprendizagem,  comunicação e  interação  social. Dentre as atribuições do Núcleo está  o encaminhamento aos serviços de psicologia clínica no Ambulatório de Saúde Mental;  a mediação  junto aos familiares e o assessoramento dos profissionais da Educação quanto às intervenções possíveis para atender as necessidades identificadas, assim como as ações que promovam a qualidade da ambiência institucional.

Mais de 5 mil crianças integram a rede pública de ensino e podem ter acesso aos benefícios do programa e a intenção da atual administração é ampliar este contingente  “Nossa intenção é beneficiar todas  as crianças e adolescentes de Louveira, inclusive as que estudam  em escolas estaduais”, afirmou Pâmela Mango.

Reunião

A primeira reunião de trabalho da nova equipe de profissionais do NAESPI aconteceu na manhã da última sexta-feira (29), na secretaria de Saúde,  com a participação da secretária de Educação Juliana Euzebio Araujo, da professora Marlene Montelato Finamore, da secretária de Saúde Pâmela Mango e do assessor técnico Dr Messias Marques.   No encontro foram discutidas as novas diretrizes, cronograma de trabalho e a implementação de novas ações. Também ficou acordado que haverá investimentos relacionados a infraestrutura, dentre eles, um local adequado para os trabalhos com informatização e transporte.  A secretária de Educação, Juliana Euzebio Araujo, salientou que o trabalho realizado pelo NAESPI terá continuidade nas escolas  “O Naespi não vai parar. Estamos apenas readequando o serviço para melhor atender as necessidades emergentes do contexto escolar”, afirmou.