Governo | 22/01/2013

Prefeitura promove curso de Licitações para funcionários

Jasso / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Administração promoveu, no último sábado (19 de janeiro), o curso “Licitação Passo a Passo”, do IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública.  A palestra, realizada no Plenarinho da Câmara Muncipal, foi ministrada pelo professor José Carlos Baroni e teve a participação de 15 funcionários públicos.

O Curso passo a passo teve como objetivo fornecer subsídio teórico-prático aos servidores da área de Compras, Controle Interno, membros e futuros membros de Comissões de Licitações, pregoeiros e membros da equipe de Apoio, advogados, servidores da área contábil e financeira e todos os demais responsáveis pelas contratações, proporcionando-lhes condições técnicas para correta especificações daquilo que se pretende adquirir ou contratar. O curso incluiu itens como a elaboração de editais, atas e demais  atos dos processos relativos aos temas em pauta, capacitando os participantes  a realizar o procedimento licitatório desde a requisição da obra, serviço ou bem, até o recebimento do objeto da licitação, inclusive a elaboração do contrato com a possibilidade de prorrogação e de reajuste ou de reequilíbrio econômico financeiro, abrangendo a elaboração do processo, passo-a-passo, fornecendo modelos e alternativas de elaboração.

Também foram tratados assuntos referentes ao aspecto criminal, suas responsabilidades e penalidades, como: Aplicação de multas; Impedimento legal de ocupação de cargos; Cumprimento da pena de detenção etc. alcançando além dos ordenadores, os compradores, almoxarifes e demais servidores envolvidos com o processo de compras.

Para o prefeito Junior Finamore, investir na equipe de trabalho é olhar para a qualidade dos serviços prestados ao município  “ Profissionalizar a equipe interna é importante para conquistarmos maior agilidade no acompanhamento da execução diária das tarefas burocráticas, é gerenciar todos os recursos e priorizar necessidades. É formarmos uma equipe moderna e atuante de servidores”, afirma Finamore.