Educação | 10/12/2015

Prefeitura presta contas a alunos que escreveram carta pedindo melhorias

Os autores da carta estiveram na Prefeitura e também conheceram as estações de tratamento de esgoto e de água

Cerca de vinte alunos do 3º ano da EMEF Odilon Leite Ferraz fizeram, em 2012, uma carta para a Prefeitura Municipal de Louveira com algumas melhorias sugeridas na área de Meio Ambiente. A carta pedia uma atenção especial aos córregos e preservação dos locais. Na época a turma era coordenada pela professora Lucilene de Cássia Rosseto. “A ideia surgiu a partir de uma atividade do material didático”, comenta.

Na manhã desta quinta-feira, 10, a Prefeitura organizou um café da manhã para apresentar aos autores da carta uma prestação de contas sobre as ações na área de saneamento básico e gestão ambiental. As equipes das duas secretarias explicaram aos alunos sobre o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), Estação de Tratamento de Água (ETA), além das adutoras e dos nove novos reservatórios – obras que estão em andamento na cidade. A professora Lucilene também esteve presente e comentou sobre o ato de cidadania. “Esta é a função do educador. Precisamos desenvolver o senso crítico dos alunos.” As crianças também visitaram a ETE e ETA.

O aluno Samuel Silva de Souza, 12, leu a carta e na época foi o responsável por transcrever a carta. “Estou muito feliz por ver que as melhorias foram feitas, e contente também porque percebi a preocupação da administração com o meio ambiente.”

Adriana Rosa dos Santos, 11, também foi uma das alunas que participaram da elaboração da carta. “É muito importante que tenhamos a preocupação com o meio ambiente e fico feliz porque a Prefeitura nos atendeu.”