Educação | 26/06/2023

Prefeitura prepara formatura do Proerd para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Por meio da Secretaria de Educação, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência será realizada dia 29/06, às 19h, na Área de Lazer do Trabalhador, com a presença dos pais e responsáveis; o evento reunirá 432 formandos das escolas EMEB Frederico Pagotto, Ceil bairro, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Melissa Sicalhoni, EMEF José Odair Montelatto

Em um importante projeto voltado para o desenvolvimento cidadão dos alunos municipais de Louveira, a Prefeitura prepara, por meio da Secretaria de Educação, a primeira formatura geral de 2023 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que reunirá 432 formandos, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O evento acontece no dia 29 de junho, às 19h, na Área de Lazer do Trabalhador, e terá a presença dos pais e responsáveis. Para este semestre, a formatura reúne os alunos das escolas EMEB Frederico Pagotto, Ceil bairro, EMEF Odilon Leite Ferraz, EMEF Melissa Sicalhoni, EMEF José Odair Montelatto. Por ano, são duas formaturas.

“O Proerd é um programa muito importante para a conscientização das crianças sobre os malefícios das drogas e que já vem sendo realizado nas nossas escolas há bastante tempo. Os policiais militares são capacitados com estratégias pedagógicas para fazer com que as crianças entendem os perigos causados pelo uso das drogas, e também as péssimas consequências que ela gera na sociedade como um todo, principalmente a violência. Só por este assunto o programa já seria importante, mas os policiais vão além; eles orientam os alunos sobre vários temas ligados à cidadania e competências emocionais, como autoestima, a importância de tomar boas decisões. E tudo isso de forma muito leve e lúdica, então as crianças gostam e aprendem”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um realizado para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental, por meio de uma parceria estabelecida entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

O curso, que tem duração de 4 meses, é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente para orientar as crianças quanto às drogas e comportamentos não favoráveis à violência. As palestras são focadas nas atitudes que eles devem ter para resistir às pressões diretas ou indiretas em relação ao uso de drogas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. O Proerd oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência socioemocional, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resolução de conflitos.