Água e Esgoto | 27/06/2016

Prefeitura passará a captar água do rio Capivari

A Prefeitura de Louveira conseguiu, por meio de um trabalho conjunto das Secretarias de Gestão Ambiental e de Água e Esgoto, outorga de implantação de empreendimento para captar até 50 litros por segundo do rio Capivari do Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE.

O DAEE é responsável por fazer a gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo e segundo o prefeito Junior Finamore, a concessão dessa outorga mostra que o órgão reconhece que Louveira tem a necessidade de aumentar sua vazão de captação para que essa tenha autonomia no abastecimento público.

Atualmente o município de Louveira possui apenas dois pontos de captação superficial a fio d’água, 80 L/s no córrego Fetá e 30 L/s no córrego Água do Buracão, ambas devidamente outorgadas. Porém, essas captações não têm vazão suficiente para suprir as demandas mínimas para o atendimento básico da população nas épocas de estiagem. O prefeito Junior Finamore destaca a necessidade de se fazer um conjunto de obras que visam melhorar o abastecimento público de água do município de Louveira, para as atuais e futuras gerações.

Dentre essas obras, está a construção da represa, que ocupará uma área de mais de 9 hectares e servirá como reservatório de acumulação de quase 300.000 m³ de água. A Prefeitura já solicitou junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, a Licença de Instalação para dar início às obras