Gestão Ambiental | 08/04/2019

Prefeitura Municipal de Louveira realiza manutenção nas árvores pertencentes ao Programa de Arborização Urbana

Desde 2015 o Programa de Arborização Urbana acontece no município e até hoje foram plantadas 1.330 árvores.

Este mês, as árvores das ruas Ângelo Steck, dos Ipês, Pascoal Dinofre e Avenida José Mamprim foram avaliadas pelos técnicos da Secretaria de Gestão Ambiental e receberam cuidados especiais.

No total foram realizadas 41 podas, 7 replantios, 18 protetores retirados e 82 limpeza, coroação e amarração das mudas. Essa manutenção é importante para permitir o crescimento correto e saudável da planta.

As árvores tem papel fundamental no ambiente urbano, pois além da manutenção do equilíbrio ecológico, a presença de indivíduos arbóreos promovem melhorias no aspecto visual da cidade, no microclima, na poluição atmosférica e acústica, no solo e fauna, na redução do escoamento superficial, na absorção de ruídos e na redução do impacto da chuva no solo.

Proteção e Cuidado

Todas as mudas plantadas na cidade contam com protetores, que são grades instaladas para preservar a planta. O material é feito de aço e tem o intuito de identificar e proteger as mudas em crescimento de acidentes, danos por roçada mecanizada, vandalismo, entre outros fatores que podem danificar as plantas. Além disso, os protetores têm contribuído para o próprio desenvolvimento das mudas como uma forma eficiente de cuidado.

DSC08009.JPG
DSC08010.JPG