Desenvolvimento Urbano | 29/11/2023

Prefeitura marca 2023 com importantes obras de Infraestrutura e Saneamento Básico

Obras de ampliação da rede de água, construções de biodigestores em áreas rurais para esgotamento sanitário, sistemas de drenagem da água pluvial e pavimentações em vias urbanas e rurais fazem parte de um dos maiores pacotes de ações e obras realizados pela Prefeitura; importante aliado do saneamento, Prefeitura adquiriu neste ano um robô monitorizado que identifica dentro da tubulação lançamentos irregulares de esgoto

A Prefeitura de Louveira aplicou em 2023 investimentos que têm concretizado importantes obras de infraestrutura por toda a cidade. Na área de saneamento básico, segue a implantação no Residencial Primavera de mais de 8,2 km de rede coletora de esgoto, e no Monterrey a implantação de toda rede de água, atendendo a mais de 4.500 moradores, assim como segue de forma constante a ação do robô motorizado para identificação de lançamentos irregulares na rede de esgoto. Mas durante todo o ano a Prefeitura entregou também pavimentações em vias urbanas e estradas rurais e canalização de trechos do córrego Sapezal e do córrego que corta da Estrada Ecológica, com objetivo de proteger as encostas e evitar erosões.

Para aprimorar o gerenciamento da rede distribuidora de água e esgoto, a Prefeitura realizou neste ano, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, obras de setorização nos bairros Pau-a-Pique, Estiva, Jardim Vera Cruz, Santo Antônio, Ana Maria, Leitão, além das obras de interligação de rede de água no Monterrey, que ganha novos 21 quilômetros de rede. A Prefeitura fez ainda a instalação de biodigestores em áreas rurais cadastradas no Promif, onde ainda não existe o esgotamento sanitário e que devem contribuir para a descontaminação do lençol freático. Com relação à setorização do sistema de abastecimento de água, a Prefeitura concluiu recentemente obras no Reservatório Bandeirantes, que abastece a região central.

Considerando a necessidade de avançar em saneamento, mas aliando as obras com responsabilidade ambiental, a Prefeitura entregou neste ano canalizações em dois trechos do Córrego Sapezal - na Atílio Biscuola e no Estiva, assim como na Estrada Ecológica, onde foram refeitas duas pontes e instaladas novas tubulações para canalização. Nos trechos do Córrego Sapezal, a Prefeitura estruturou muros com sistema de gabião, concretizou o trecho para passagem da água. São obras importantes que garantem mais segurança contra erosões e alagamentos. A Prefeitura também entregou neste ano um novo sistema de drenagem no Parque das Videiras com objetivo de controlar e direcionar o fluxo de água da chuva para evitar erosão.

Outra ação fundamental neste ano foi a aquisição pela Prefeitura do robô de vídeo inspeção que, de forma motorizada, percorre as tubulações de esgoto identificando os despejos irregulares. Controlado pela equipe da Secretaria de Água e Esgoto, o robô está em ação constante. Somente no Córrego Santo Antônio, que deságua no Rio Capivari, foram encontrados cerca de 20 pontos de lançamentos irregulares e em dispositivos interligados a ele. Além disso, foram encontradas diversas redes de esgotos obstruídas.

E também como parte do pacote de obras estruturantes, foram entregues neste ano pavimentações em vias urbanas e rurais, com sistema de drenagem pluvial, tubulação de concreto, bocas de lobo, instalação de guias e sarjetas, além de sinalizações, lombadas e pavimentação sustentável no caso das estradas rurais. Na área urbana, foi inaugurada no centro uma nova rua a Rua Adorno Zonaro. Localizada entre a Av. Tiradentes e R. 21 de Março (em frente à Estação Ferroviária), a via, que tem cerca de 200 metros e que até então era de chão batido, recebeu toda infra com drenagem, assentamento de guias, sarjetas, calçamento, pavimentação asfáltica e iluminação em LED, transformando o local com mais segurança e melhor estrutura. Também foram entregues a Travessa Luiza Savoy Dutra, no Estiva, as ruas do Faixa Azul, Rua da Esperança, Rua Braz Francisco de Almeida, Estrada Fazenda Biscuola, além da Rua Umbaúbas, no Arataba, estruturada no segundo semestre, com calçadas, drenagem, guias e sarjetas e pavimentação.

Na área rural foram pavimentadas a Estrada do Bugio, Estrada João Gothardi, no Engenho Seco e Estrada Tereza Bizetto Cestarolli. Também por meio de parceria como Governo do Estado pelo Programa Melhor Caminho, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, a Prefeitura viabilizou a pavimentação das estradas Hugo Picchi, Alfredo Strabello, Pau-a-Pique e José de Jesus. Todas as obras são parte de um dos maiores pacotes de ações realizados pela Prefeitura de Louveira.