Cultura & Eventos | 06/11/2017

Prefeitura mantém a cultura viva na cidade com diversas ações culturais e acessibilidade

cultura cover

A prefeitura de Louveira, através da secretaria de cultura e eventos, promove diversas atividades de acesso à cultura na cidade. Dentre elas, estão oficinais culturais com aulas semanais durante todo o ano, apresentações de saraus, exposições temáticas, desfiles de carnaval, desfile cívico 7 de setembro, além de loja de artesanato, ateliê, projetos banda na escola e música na escola e as bandas BAMALO e Progresso Louveirense.

A secretaria de cultura e eventos vai inaugurar em breve sua nova sede, na Estrada Miguel Bossi, 130 no complexo da área de lazer do trabalhador. O novo espaço vai atender de forma ampla a população com espaço para oficinas, atividades em geral, estacionamento, salão de eventos e galeria de arte. As inscrições para as oficinas culturais, são anuais e acontecem no mês de janeiro. Atualmente cerca de 1.400 alunos participam das oficinas.

Confira abaixo os pontos de acesso à cultura que a prefeitura oferece, através da sua secretaria:

• Nova Secretaria de Cultura e Eventos (em breve): Estrada Miguel Bossi, 130

• Casa da cultura I

Oficinas oferecidas: ballet, jazz street dance, dança de salão, canto coral, teatro, cordas, viola caipira, violão popular, violão clássico, desenho, pintura em tela, bordado e crochê, corte e costura, pintura em tecido.
Mais informações: Telefone 3848-1077 ou 3848-1128, Rua das Rosas, 233 - Bairro Santo Antônio. Funcionamento: segunda a sábado das 8h às 22h

• Casa da cultura II

Oficinas oferecidas: corte e costura, pintura em tecido, viola, bordado.
Mais Informações: Rua Ângelo Steck, 103 - Bairro Vila Nanci
Funcionamento: segunda a sexta das 8h às 20h / sábados das 8h às 17h

• Ateliê

O Ateliê municipal foi inaugurado em junho de 2016, e tem como função realizar toda a parte decorativa dos eventos que acontecem na cidade., além de fornecer o local, as ferramentas e mão de obra necessária para a confecção de idéias e projetos.

A decoração das festas tradicionais da cidade faz parte dos projetos do ateliê, que recentemente confeccionou os bonecos da olimpíada estudantil, 7 de setembro, carnaval, entre outros eventos que acontecem na cidade.

Mais informações: Avenida Armando Steck, sn. Entrada ao lado do Bradesco-Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 17h

• Estação Ferroviária:

Após quase cem anos de sua construção, a Estação Ferroviária de Louveira passou por um processo de restauração, com objetivo de resgatar a “aparência” do período que recebia viajantes de todas as regiões do País.

A iniciativa da Prefeitura Municipal buscou remontar a textura e as cores originais do prédio, que foi inaugurado em 1915, além de reformar as estruturas deterioradas que transformou o principal cartão postal da cidade em um espaço cultural, turístico e de convívio social, com várias atividades como o sarau, apresentação de bandas, teatro, exposições, entre outras.

• Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

A biblioteca fica na Rua das Rosas, 233 , no Bairro Santo Antônio, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

• Loja de artesanato

Recentemente a equipe de cultura se reuniu com os artesãos com o objetivo de ampliar o local.

Projetos da cultura

• Sarau Abertamente

O sarau acontece uma vez a cada dois meses na Estação Ferroviária. Foi criado pelo Coletivo Abertamente com a intenção de levar o conhecimento através da arte, além de unir as pessoas interessadas em produzir ações e intervenções artísticas na cidade. O ‘Sarau Abertamente’ conta com
apresentações, exposições e rodas de conversas sobre diversos assuntos.

• Projeto de musicalização nas escolas

O projeto das bandas no ensino fundamental foi iniciado em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação. A música faz parte da grade curricular dos alunos da rede municipal, inclusive do ensino infantil, totalizando 6.300 alunos.

A prefeitura vem investindo sistematicamente em instrumentos de qualidade, uniformes para as bandas das escolas e locais adequados para os ensaios, prezando a qualidade do ensino que hoje tornou nossa cidade referência por onde se apresenta.

Vale ressaltar que a BAMALO é formada com os alunos que participam deste projeto e, que atualmente detém o título de Campeã Nacional de Bandas e Fanfarras conquistado em 2016. Em dezembro deste ano, a banda vai disputar mais um título nacional, desta vez em Aracaju-Sergipe.

Banda Progresso Louveirense

A banda foi formada em 1927, por famílias tradicionais de Louveira. A partir de 30 de abril de 1981, oficializou-se como “Corporação Musical Progresso Louveirense”. Atualmente a Banda se apresenta no 3° sábado de cada mês na Estação Ferroviária.