Saúde | 09/10/2014

Prefeitura investe em tecnologia nas Unidades de Saúde

prontuário

Representantes da empresa Global Data Soluções de Internet estiveram em Louveira no último dia 1 (quarta-feira)para apresentar o Data Health - Prontuário Eletrônico e Gerenciador de Saúde, sistema implantado recentemente nas Unidades de Saúde da cidade. O evento foi realizado no Hotel Estância Santa Mônica e contou com a presença do prefeito Junior Finamore, da secretária Municipal de Saúde, Pâmela Mango, vereadores e outras autoridades municipais.

O sistema Data Health funciona em ambiente web e possui um cadastro único centralizado, com informações completas dos pacientes, de acordo com as normas operacionais básicas do SUS.

Segundo a secretária Pâmela Mango, o prontuário eletrônico é uma ferramenta de gestão valiosa, que permite atender com eficiência um número expressivo de pacientes. “Com a utilização do prontuário eletrônico o município terá muito em breve resultados positivos no que se refere a economia de recursos da saúde. Os relatórios gerados apontarão economia com medicamentos e exames. O sistema melhorará o atendimento em geral e gerará sobra de recursos para outras necessidades da saúde”, explicou Pâmela.

Esse sistema também permite a inserção de dados por diferentes profissionais da área de saúde, além do médico. Para isso, oferece a possibilidade de configuração das sessões e inclui recursos como odontograma (e outras telas para o atendimento odontológico), histórico de enfermagem e anamnese com telas de atendimento personalizadas para diversas especialidades. O acesso ao prontuário eletrônico é controlado por meio do uso de biometria (impressão digital) do paciente e, também, de recursos como senha e cartão magnético.

Atualmente, o Data Health está implantado nos municípios de Tatuí, Angatuba, Cerquilho, Pereiras, Cajamar e Porangaba (São Paulo), e em São Bento do Sul (Santa Catarina).