Obras | 13/11/2014

Prefeitura intensifica obras de construção da nova ETA de Louveira

ETA

A estação  de tratamento terá capacidade para atender população de mais 70 mil

Mais de 45 operários intensificam os trabalhos de construção da nova Estação de Tratamento de Água de Louveira. Com previsão de entrega até o final deste ano, as obras seguem em ritmo acelerado e entraram nas etapas finais. Esta semana chegaram os painéis  elétricos de controle que serão instalados na cabine de comando para a operacionalização dos maquinários. Também estão sendo concluídos os acabamentos internos nos prédios onde funcionarão a administração e o laboratório, assim como também está em fase final o trabalho de impermeabilização dos tanques.

Na parte externa continua a instalação da rede de drenagem pluvial e a construção do muro de divisa em torno da estação. A pavimentação com blocos intertravados está em andamento e teve início com a execução das guias e sarjetas e a delimitação das calçadas.

Em todos os cantos da obra as equipes avançam na continuidade da instalação da parte elétrica, hidráulica e automação.  A ETA II será uma estação de tratamento de água do tipo convencional de ciclo completo, e vai operar com processos de coagulação, floculação, sedimentação (decantação), filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de PH (acidez) para evitar a corrosão das tubulações.

A nova ETA terá capacidade para tratar 200 litros de água por segundo, e quando concluída, irá atender a demanda da população louveirense pelos próximos 15 anos.  A ETA II  é uma das principais ações da administração municipal para solucionar a questão do tratamento e abastecimento de água no município. O mecanismo terá capacidade nominal para atender  mais de 70 mil habitantes.