Educação | 27/10/2023

Prefeitura integra Educação e Gestão Ambiental em ações para os alunos da Rede Municipal

Atividades fazem parte dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura para conscientização dos alunos quanto à preservação do meio ambiente; projetos Horta nas Escolas e O Rio Começa Aqui são realizados na próxima semana nas escolas; nesta semana participaram do plantio das hortas os alunos do Cecoin Pequeno Príncipe, Cecoin Pica-Pau Amarelo e EMEI Pedro Miqueletto

Com foco em educação ambiental dos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura promoveu nesta semana e dá continuidade na próxima a uma série de atividades nas escolas desenvolvidas por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão Ambiental. As ações fazem parte dos projetos municipais O Rio Começa Aqui e Horta nas Escolas.

Como parte das atividades, aconteceu nesta semana o cultivo da horta nas unidades escolares Cecoin Pequeno Príncipe, Pica-Pau Amarelo e EMEI Vice-Prefeito Pedro Miqueletto. As crianças da educação infantil realizaram o plantio de beterraba, alface, salsinha, cebolinha, rúcula, além de capuchinha – uma planta alimentícia não convencional.

Com o plantio das mudas, as crianças têm a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das plantas, ter contato com a natureza e até mesmo uma experiência sensorial a partir do contato com a natureza, para as crianças de séries iniciais, assim como desenvolver a coordenação motora.

Para que as crianças possam fazer o plantio, a gestão ambiental organiza o canteiro anteriormente, inclusive utilizando materiais de reuso da construção civil para a confecção dos canteiros, visando a sustentabilidade. Neste ano o cultivo das hortas aconteceu em 4 unidades escolares: Ceil Infantil Centro, no Ceil Fundamental Centro, Ceil Infantil Bairro, EMEB Frederico Pagotto.

Para a próxima semana estão previstas ações do projeto O Rio Começa Aqui com as crianças da EMEI Pedro Miqueletto. Segundo as informações da Secretaria de Gestão Ambiental, o projeto tem por objetivo incutir nas crianças a conscientização sobre a responsabilidade diante da preservação do meio ambiente. Para isso, os alunos recebem orientações sobre o ciclo da água da chuva, e, como prática, participam, sob orientação dos professores e equipes da gestão ambiental do ato de pintura de uma tampa de bueiro com os dizeres O Rio Começa Aqui.

Com esta ação, a intenção é que as crianças compreendam o erro de jogar lixo na rua ou mesmo descartar de maneira inadequada os resíduos domésticos, de forma que eles possam parar nos bueiros, ressaltando que esse lixo segue pelo bueiro até chegar nas águas dos córregos e dos rios.