Segurança | 27/04/2023

Prefeitura inscreve servidores na oficina preparatória da Operação Estiagem 2023

Participantes participarão de uma série de atividades, como procedimentos de primeiros socorros e combate a incêndios florestais

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança, irá gerenciar junto às secretarias do município um número de servidores para participarem da oficina preparatória da Operação Estiagem 2023. A oficina será realizada em 17 de maio em Campinas. A Operação inicia em 1° de junho e segue até 30 de setembro. 

As oficinas preparatórias acontecem anualmente e fazem parte das capacitações desenvolvidas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio da Escola de Defesa Civil, plataforma destinada ao ensino e treinamento de agentes e voluntários. As secretarias irão inscrever os servidores por meio do site: https://escola.defesacivil.sp.gov.br/

Os períodos de maior ocorrência de incêndio em vegetação em São Paulo ficam entre os meses de junho e outubro. Os fatores que mais contribuem para esse tipo de evento são: as queimadas agrícolas, a soltura de balões no período de festas juninas e o clima seco com ventos frios. Além disso, este período é marcado pela queda brusca na quantidade de chuvas, o que pode causar desabastecimento de água na cidade, caso não haja campanhas de conscientização do uso consciente da água.

Também é uma época na qual as doenças respiratórias tendem a aumentar. Devido a diminuição da URA - Umidade Relativa do Ar, é preciso tomar muito cuidado com os eventos realizados em ambientes abertos, nos dias em que a URA estiver abaixo de 20%.

Dessa forma, a Operação envolve várias secretarias, como Saúde, Gestão Ambiental, Educação, Lazer e Esporte, Cultura, Segurança, sendo necessário que cada pasta envie pelo menos 01 servidor para participar da Oficina preparatória. 

“A participação dessas secretarias é de muita importância, visto que é um trabalho realizado em conjunto. Com a colaboração dos servidores, vamos capacitar os trabalhadores de Louveira para lidar com essas situações”, disse o Secretário de Segurança, Osvaldo Cândido. 

Os participantes participarão de uma série de atividades, como a simulação de atendimento em casos de emergência, deslocamento imediato de agentes e viaturas, acionamento de apoio e procedimentos de primeiros socorros e combate a incêndios florestais.