Saúde | 13/11/2014

Prefeitura inova em saúde preventiva e adquire "escovódromo" portátil

Escovódomo

Com o objetivo de programar ações de prevenção e educação que a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Louveira, através do Programa Saúde na Escola, adquiriu neste mês de novembro, um “escovódromo” portátil.

Constituído por três módulos com duas pias cada, o “escovódromo” funciona com reservatórios de água potável e sifão sanfonado, traz suporte metálico e um espelho com moldura vermelha, em forma de boca. Sua aparência lúdica ajuda a chamar a atenção das crianças para a forma correta de usar escova, pasta e fio dentais.

Nos últimos dia 6 e 7 de novembro, aproximadamente 600 alunos da Escola CEIL Fundamental do bairro Santo Antonio, realizaram escovações supervisionados por 1 dentista e duas auxiliares da Saúde Bucal Municipal. Nestes dias, as crianças receberam demonstrações de como realizar uma boa higiene bucal com exposição de modelo educativo de arcada dentária e entrega de kits de higiene bucal.

Segundo a secretária da Saúde, Pâmela Mango, a meta é ampliar o trabalho de prevenção, através dos profissionais que trabalham com a saúde bucal, e por ser móvel, o escovódromo seguirá no próximo ano para as demais escolas da Rede Municipal de Ensino. “A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas”, declarou Pâmela, “Este programa tem por necessidade promover a conscientização coletiva na promoção da saúde bucal em todos os níveis da sociedade, com a redução de doenças dentarias e a queda do índice de cáries. A meta é que a criança adquira o hábito saudável da escovação e da higiene bucal, tornando-se auto-suficiente neste aspecto”.