Saúde | 13/11/2019
Prefeitura inicia obra do primeiro Centro de Diagnóstico por Imagem de Louveira
A cidade de Louveira está prestes a receber mais uma importante conquista no avanço na área da saúde municipal: a construção do Centro de Diagnóstico por Imagem de Louveira (CDI).
Para centralizar o atendimento, a obra está sendo realizada pela Prefeitura dentro do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), que conta com excelente estrutura, amplo estacionamento e fácil acesso.
Estrutura adequada
O novo Centro de Diagnóstico por Imagem será composto por cinco salas totalmente adequadas para receber equipamentos para exames como tomografia computadorizada, colonoscopia, endoscopia, raio-x, mamografia e ultrassonografia, além de salas de recuperação pós-exame e duas recepções com amplo espaço e conforto.
Todas as salas serão climatizadas e compostas por paredes com proteção a radiação dos equipamentos de raio-x .
Mais qualidade e conforto
Os exames serão realizados com equipamentos de alta resolução, proporcionando diagnósticos mais rápidos e precisos.
Esta importante conquista tem o objetivo de oferecer mais qualidade e conforto para a Saúde de Louveira.
Número anual de exames
Com o novo Centro de Diagnóstico por Imagem de Louveira, mais de 13 mil exames que eram encaminhados para outras cidades serão realizados no CRL. Os números são referentes ao ano de 2018.
- Tomografia computadorizada: 740
- Colonoscopia: 374
- Endoscopia: 750
- Raio-x para HSG: 12
- Mamografia: 360
- Ultrassonografia: 11.472
- Total: 13.176
Exames que serão atendidos no CDI
• Tomografia computadorizada: útil no diagnóstico de doenças frequentes em Oncologia como acidentes vasculares cerebrais, embolias pulmonares, aneurismas, compressões de medula espinhal por metástases ósseas, presença de edema cerebral, derrames pleurais, pericárdicos e peritoneais, entre outras.
• Colonoscopia: o exame avalia a presença de câncer, males inflamatórios como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa entre outras. A colonoscopia ajuda a entender a causa de diarreias crônicas, sangramentos e anemia sem causa aparente.
• Endoscopia: para o diagnóstico de muitas doenças relacionadas às cavidades ocas do corpo. Entre as principais, estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.
• Raio-x: importante na Medicina porque possibilita gerar diagnósticos por meio de imagens por todo corpo.
• Mamografia: exame muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo.
• Ultrassonografia: é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.