Educação | 16/11/2023

Prefeitura inicia cronograma de formaturas escolares e de programas educacionais

A formatura dos alunos de fase 5 acontece nos dias 05 e 06/12, às 19h, no ginásio do Ceil Centro; já no próximo dia 30/11 acontece a formatura do Proerd, na Área de Lazer, às 19h; as cerimônias começaram nesta semana, com a formatura do programa Bombeiro na Escola

Com a proximidade do final do ano letivo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, dá início ao cronograma de formaturas tanto escolares como dos programas educacionais ministrados para o desenvolvimento das crianças.  A cerimônia de formatura dos alunos da fase 5 serão realizadas em dois dias, 05 e 06 de dezembro, às 19h, no ginásio poliesportivo do Ceil Centro.

Agora em novembro a Prefeitura realiza duas formaturas de programas realizados por meio de parcerias importantes para o desenvolvimento da cidadania nas crianças. O Programa Bombeiro na Escola teve sua formatura nesta semana para as crianças do Ceil Centro. Participaram os alunos das turmas de 4º ano após aulas de ensinamentos práticos pela Corporação do Corpo de Bombeiros, em que aprenderam a evitar e como agir diante de situações de risco.

O Programa Bombeiros na Escola é desenvolvido em Louveira desde abril de 2023 em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental para os alunos de 4ª ano, com objetivo de conscientizá-los sobre prevenção de acidentes, incêndios, ensiná-los a identificar e evitar situações de risco, a como agir em casos de emergências e aplicar primeiros socorros.

Outro programa que contempla uma importante ação educativa com foco na segurança dos alunos é o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido em parceria com a Polícia Militar. A cerimônia de formatura do Proerd será realizada no próximo dia 30 de novembro, às 19h, na Área de Lazer. Esta é mais uma importante ação educativa com foco na segurança dos alunos.

O Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente para orientar as crianças quanto às drogas e comportamentos não favoráveis à violência. Com duração de 4 meses, as palestras são focadas nas atitudes que as crianças devem ter para resistir às pressões diretas ou indiretas em relação ao uso de drogas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. O Proerd oferece estratégias para desenvolvimento da competência socioemocional, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resolução de conflitos.