Água e Esgoto | 28/03/2019

Prefeitura inicia construção de represa com capacidade para 500 milhões de litros

represa

Melhoria vai garantir a segurança no abastecimento de água para toda a população

A maior obra da história de Louveira teve início no dia 19 de março com a assinatura da ordem de construção da represa do córrego Fetá. É a 1.ª represa construída na cidade e vai beneficiar a todos os louveirenses com a segurança no abastecimento de água, mesmo em graves períodos de estiagem.

Com o planejamento de longo prazo da prefeitura, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Água e Esgoto e de Gestão Ambiental, a obra tem capacidade de criar uma reserva hídrica de 500 milhões de litros, suficientes para abastecer toda a população por aproximadamente 60 dias e comportar o crescimento populacional da cidade. Em relação à atual capacidade de armazenamento, representa um aumento de 16 vezes.

Transparência e compromisso com o cidadão

Para represar este volume de água, a barragem terá 200m de extensão e 7m de altura. A questão ambiental está presente desde o início do projeto e prevê um equipamento especial de acesso dos peixes que sobem o rio para a piracema, que é o período de reprodução das espécies.

Pela enorme dimensão da obra, a prefeitura está empenhada desde 2014 para cumprir todas as etapas desde a aprovação do Plano Municipal de Saneamento, licenciamento junto aos órgãos estaduais e federais, além dos trâmites da compra e preparação da área, compensações ambientais, financiamento e a criteriosa seleção da empresa especializada para a construção. Tudo para garantir a transparência, moralidade e segurança desta conquista que beneficiará gerações de louveirenses.

Planejamento e gestão

A represa tem previsão de ser concluída em 18 meses e é parte do plano da prefeitura nos aprimoramentos no saneamento, que já implantou melhorias como estações de tratamento de água e esgoto, quilômetros de rede com tubulações de alta tecnologia, estações de bombeamento, reservatórios de água tratada em todos os bairros e sistemas de controle de desperdício de água. Apenas no quesito tratamento de esgoto, estas ações são responsáveis pelo salto do índice de tratamento de 0 para 90% em apenas 6 anos.

O plano de melhorias é permanente e prevê a contínua expansão das redes de água e esgoto, desassoreamento e despoluição de rios e a conquista da segurança hídrica para todos os louveirenses, aprimorando ainda mais a qualidade de vida da cidade mais desenvolvida do Brasil.