Água e Esgoto | 27/04/2016

Prefeitura inaugura prédio administrativo e laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto

ete

A Prefeitura de Louveira inaugura nesta sexta-feira, dia 29, às 16 horas, o prédio administrativo e o laboratório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, dando início à operação regular do local. Com a estação, que começou a funcionar em 2014 apenas com a remoção de resíduos sólidos, devido à necessidade de adequação das instalações e equipamentos, já é possível tratar todo o esgoto coletado hoje na cidade e também será produzido nos próximos 20 anos. Com os investimentos feitos nos últimos dois anos houve uma redução de, aproximadamente, 70% da carga poluidora do Rio Capivari. O teor de poluentes hoje tem condições de ser assimilado pelo curso d’água. Com os novos projetos que estão em andamento, que preveem a construção de novos interceptores e redes coletoras, a Prefeitura atingirá um índice de 100% de esgoto coletado e tratado. Atualmente, cerca de 60% do esgoto gerado no município é transportado pelos coletores tronco e interceptores até a Estação de Tratamento. Desse total, 100% são tratados. Com o novo prédio administrativo, os funcionários terão um espaço adequado para desenvolverem as atividades, além da possibilidade de instalação dos mais modernos equipamentos de tratamento de esgoto. Já, o laboratório é de grande importância no monitoramento da qualidade do esgoto e dos efluentes tratados na ETE. O laboratório irá controlar a eficiência da ETE, atestando que o serviço está dentro dos padrões de controle exigidos por lei.