Gestão Ambiental | 27/01/2017

Prefeitura entrega novo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Inauguração Centro Gerenciamento de Resíduos Sólidos (3).png

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Prefeitura entregou, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, as novas instalações do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a Cooperativa Louveira Recicla. O prefeito Junior Finamore participou da solenidade de entrega junto com a primeira-dama Marlene Finamore. Também estavam presentes a vice-prefeita Neusa Orestes e os vereadores Caetano Sérgio Aparecido, Hélio Rocha Oliveira, Luiz Rosa, Rodrigo César Regorão Veronezi, Edson Ferreira, Laércio Neris de Almeida e demais secretários da Prefeitura.

O prefeito Junior Finamore agradeceu a todos que participaram do momento e ressalta a importância de entregar mais um equipamento que vai poder contribuir para uma cidade cada vez mais sustentável e citou sobre a atuação dos cooperados. “O trabalho de vocês, cooperados, é de muita importância para toda a coletividade. Não existe trabalho maior ou menor, cada um faz o seu papel na sociedade e vocês têm um trabalho muito importante e digno, merecedor de toda esta homenagem e melhoria.”
Já o secretário de Gestão Ambiental, Cláudio Scalli, pontuou algumas ações desenvolvidas pela secretaria e enfatizou o convênio firmado com a Cooperativa. “A partir de agora, toda a renda gerada aqui será destinada para os próprios cooperados.”

A Prefeitura cedeu, ainda, uma prensa hidráulica com capacidade para 25 toneladas, um elevador de carga, uma esteira de 10 metros e um caminhão 0 km para os dias de coleta. Os cooperados também ganharam novos EPI’s, o que vai gerar mais segurança durante o trabalho.

A presidente da Cooperativa, Célia Fagundes, ddisse ser um sonho realizado. “Esse novo espaço e as novas instalações vão auxiliar muito no dia a dia da cooperativa. Sabíamos que com fé e com o apoio da Prefeitura iríamos conseguir.”

A cooperativa hoje é a responsável pela triagem e comercialização do material reciclado na cidade e, a partir de hoje, conta com melhores condições de trabalho, viabilizando estoque para melhor exploração de preço de mercado, além de proteção contra chuva. O novo galpão fica na Rua Antônio Biscuola, 225, bairro Faixa Azul e é 50% maior que o anterior e tem um espaço para manobras, entrada exclusiva para carga e descarga, recepção, biblioteca, sala para educação ambiental, banheiros e vestiários adequados. Tudo também adaptado para portadores de necessidades especiais e todos os ambientes estão devidamente pintados e mobiliados.

Como medidas sustentáveis, toda área de triagem é iluminada com lâmpadas de LED, aberturas laterais e vitrais para aproveitamento da ventilação e luz naturais.

Inauguração Centro Gerenciamento de Resíduos Sólidos (1).png
Inauguração Centro Gerenciamento de Resíduos Sólidos (2).png