Cultura & Eventos | 17/03/2023

Prefeitura entrega neste sábado (18) restauração da Subestação Francisco Monlevade

O espaço que faz parte do ‘Complexo Ferroviário de Louveira’, é um patrimônio tombado pelo Condephaat

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realiza neste sábado (18) a entrega da restauração do Complexo da Subestação de Energia Eng. Francisco Monlevade. Localizada Rua Hermes da Fonseca, n° 82 no Jardim Niero, o complexo que foi construído em 1921, gerava energia para locomotivas elétricas do trecho Campinas-Jundiaí, mas foi desativado em 1999 com a mudança para o combustível diesel.

“A Subestação é um espaço cultural de valor histórico e arquitetônico para a nossa cidade, foi essencial no desenvolvimento da nossa região e temos por obrigação preservar os patrimônios louveirenses” destaca o prefeito Estanislau Steck.

O complexo Ferroviário de Louveira, que abrange a Estação Ferroviária e a Subestação de energia, é um patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e faz parte do primeiro trecho construído pela  Companhia Paulista de Estradas de Ferro, conhecidos pioneirismo na eletrificação ferroviária brasileira.

A entrega da Subestação acontece às 17h30, iniciando com a apresentação da banda Geraldo Barba Blues Trio. Também haverá a apresentação do coral Viva Vozes, das Oficinas Culturais oferecidas pela Prefeitura. O evento encerrará com um video mapping com imagens antigas da Subestação.