Saúde | 18/09/2014

Prefeitura entrega 5.800 kits de Saúde Bucal nas Unidades Escolares

saúde_bucal

Preocupados com a saúde bucal das crianças nas escolas, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Educacional de Convivência Infantil Paraíso do Saber, a distribuição de 115 kits de Saúde Bucal para crianças de 2 à 4 anos de idade. O kit é composto por uma escova dental, um creme dental, um fio dental, livro de orientação e uma bolsinha para armazenar o kit de higiene bucal.

O evento de entrega contou com a presença do prefeito Junior Finamore, primeira-dama Marlene Montelato, secretária da Educação Juliana Euzébio, coordenadora da Escola Paraíso do Saber, Nicéia e ad secretária de Saúde Pâmela Mango, que participaram do ato de entrega. “É com muito prazer que entregamos esses kits para as crianças. É muito importante que cuidemos de nossa higiene bucal desde pequenos para garantir o bem estar da nossa saúde”, discursou o prefeito Junior Finamore.

O objetivo do programa, segundo a secretária da Saúde, Pâmela Mango, é ensinar e estimular os hábitos de higiene bucal nas crianças. “No total serão entregues mais de 5.800 kits para crianças entre 2 até 11 anos dos Ensinos Infantil e Fundamental das Escolas da Rede Municipal de Ensino”, declarou ela.

A equipe que faz parte do programa de prevenção é composta por uma cirurgiã dentista, a dra. Roseli Aparecida de Souza e duas auxiliares de Saúde Bucal (ASB), Nadir Iamarino e Ana Claudia Maia. “Elas irão orientar as crianças no processo de escovação e aplicação de flúor”, explicou Pâmela. “A prevenção de Saúde Bucal nas Unidades Escolares será composta por três visitas anuais em cada escola e quatro visitas nas escolas rurais. Na primeira visita é realizado exame com finalidade epidemiológica (avaliação de risco), escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Na segunda e terceira visita é realizada a escovação supervisionada, atividades educativas e aplicação de flúor. Em todas as visitas são entregues novas escovas, totalizando três trocas anuais por aluno”, definiu.

Os kits serão entregues nas seguintes escolas do ensino infantil (crianças de 2 a 5 anos): CECI Herdeiros do Futuro; CECI Mundo Maravilhoso; CECI Paraíso do Saber; CECI Pequenos Brilhantes; CECI Pica-Pau Amarelo; CEIL Aparecida Eufrasia Guisalberte Yembo; CEIL infantil Bairro; EMEIF José Odair Montelatto; EMEI Luiz Gonzaga Batista Martins; EMEI Prefeito Nicolau Finamore; e EMEI Vice Prefeito Pedro Miqueletto.