Fumhab - Habitação | 20/10/2017
Prefeitura entrega 191 casas populares e segue com projetos para 700 novas moradias
A prefeitura de Louveira por meio da Fundação Habitacional (FUMHAB) vai entregar 191 casas do Popular IV e sorteio acontece dia 11 de novembro a partir das 8h na Área de Lazer do Trabalhador. Mais projetos para novas moradias seguem em andamento, incluindo casas e apartamentos. Saiba mais abaixo:
A FUMHAB
A FUMHAB foi criada no ano de 2009 com a função de promover programas de habitação de interesse social, para confrontar com o déficit habitacional. É responsável pela viabilização de projetos como ‘CDHU’ do Governo Estadual ,‘Minha Casa Minha Vida’do Governo Federal e empreendimentos próprios como o Popular IV.
PLHIS
Também foi criado o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), programa que faz parte do Governo Federal na construção e melhoria de moradias para a população mais carente. É a partir de sua elaboração que municípios e estados consolidam, em nível local, a Política Nacional de Habitação, de forma participativa e compatível com outros instrumentos de planejamento local.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Aproximadamente 600 escrituras já foram entregues para a população louveirense
A regularização dá segurança jurídica para quem recebe sua escritura. A escritura assegura aos moradores a propriedade definitiva da área, além da valorização dos imóveis, a liberdade de poder ampliar ou reformar as moradias e possibilita a obtenção de financiamento bancário.
Cadastro de Interesse em Moradia (CIM)
É com base no CIM que a FUMHAB realiza os diagnósticos de carência e política de habitação da cidade. Portanto é importante que os munícipes cadastrados no CIM mantenham todas as suas informações atualizadas.
A FUMHAB informa que o serviço de atualização do CIM se manteve disponível até o dia 06 de setembro deste ano, onde foi suspenso temporariamente para a elaboração dos critérios e divulgação da lista do sorteio que acontece no dia 11 de novembro. Após a data do sorteio, o serviço de atualização do CIM vai voltar a ficar disponível e aqueles que não preencheram os critérios para o Popular IV, bem como aqueles que não foram sorteados vão poder participar dos próximos empreendimentos, desde que em conformidade com os futuros critérios.
DECRETO
O decreto Nº 4.938 de 6 de setembro de 2017 estabelece critérios de seleção e contemplação dos futuros moradores do Conjunto Habitacional denominado Popular IV previamente cadastrados no CIM – Cadastro de Interesse em Moradia no Município de Louveira – LEI 4.124/2014.
CRITÉRIOS
Para ler os critérios na íntegra, CLIQUE AQUI
LISTA DOS NOMES QUE PREENCHEM OS CRITÉRIOS
A lista é formada por pessoas que preenchem os critérios sociais, elaborados de forma a atender, principalmente, aos munícipes com renda de 1 a 3 salários mínimos. Dentre os critérios, três faixas de tempo de moradia foram criadas, sendo de 5 a 10 anos, de 10 a 14 anos e acima de 14 anos. A quantidade de pessoas preenchem os critérios e também foi dividida em três grupos: geral, pessoas com deficiência e idosos.
DENÚNCIA
A FUMHAB disponibilizou um canal de denúncias no site da prefeitura. Se você conhece alguém que não preenche os critérios para o sorteio do Popular IV, denuncie. Acesse www.louveira.sp.gov.br
MAIS MORADIAS: POPULAR V
O novo empreendimento já está em fase de licitação de obras.
O popular V vai ser o primeiro conjunto habitacional popular vertical da cidade, composto por 8 blocos de apartamentos com 20 unidades e 1 bloco com 18 unidades, divididos em 5 andares. Já os apartamentos com até 54m² quadrados vão ter 2 dormitórios, sala, cozinha e banheiro. E mais:
- Vista e localização privilegiadas
- Portaria 24h
- Playground
-
Quadra poliesportiva
entre outras facilidades
MAIS MORADIAS: PROJETOS
Recentemente a Prefeitura Municipal de Louveira realizou uma reunião com a Superintendência da FUMHAB e Secretaria Habitacional do Estado de São Paulo com o objetivo de obter parcerias em projetos de construção de mais moradias para a cidade.
Os projetos que estão em andamento são:
- 178 apartamentos do programa CDHU do governo estadual (Popular IV)
- 212 apartamentos do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida
- Aproximadamente 300 casas (em vias de desapropriação de área para a construção)