Cultura & Eventos | 05/07/2013

Prefeitura de Louveira traz o espetáculo “João e Maria” no próximo dia 20

Foto: Divulgação / PML

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, traz para a cidade, a peça infantil “João e Maria”, da Cia Bacante de Teatro. O espetáculo acontece no próximo dia 20/07 (sábado), no anfiteatro da Câmara Municipal, em duas apresentações, uma às 17h e outra às 20h. Os ingressos deverão ser retirados na Casa da Cultura, localizada na Ria das Rosas, 233 – B. Santo Antônio.

O espetáculo infantil “João e Maria” conta a clássica história dos irmãos Grimm e foi escolhida por até hoje ser atual e lidar com temas tão pertinentes às crianças, como a saída de casa, o encontro do paraíso, o amadurecimento e o uso da inteligência para alcançar seus sonhos e ultrapassar os obstáculos que a vida os impulsiona.

A peça infantil pretende, de maneira criativa e estilizada, fazer com que o público adentre nesse fantástico universo imaginário. A encenação acontece no interior de um grande livro de histórias. A cada virar de páginas um novo cenário originalmente pintado em aquarela é revelado e as aventuras de João e Maria ganham vida. A musicalidade se faz presente na forma de efeitos sonoros e canções originais, compostas pelo diretor musical da Cia Bacante de Teatro, que são tocadas e cantadas ao vivo em alguns momentos do espetáculo.

A abordagem

A encenação “João e Maria” visa estimular as crianças a se aproximarem do rico universo da leitura, uma vez que este tema permeia toda a história. A personagem Maria é apaixonada por livros, a bruxa é uma aposentada escritora de best-sellers e o cenário é caracterizado por um livro gigante, que revela as aventuras dos irmãos no decorrer de suas páginas. Em uma divertida brincadeira, personagens, objetos e doces de verdade saltam do livro, aguçando a imaginação e os sentidos do público.

A música em cena se caracteriza como um elemento integrante do espetáculo e não como uma mera ilustração da atmosfera. As canções originais são executadas ao vivo e contam com acompanhamento de violão e instrumentos de percussão. Cativam e empolgam o público, servindo ainda como importante elemento narrativo.

Na dramaturgia, explora-se a cumplicidade entre os irmãos, bem como a inteligência de ambos para resolver os problemas que aparecem no decorrer da história. E ainda esta encenação apresenta uma divertida bruxa caduca que surpreende a todos.

O espetáculo “João e Maria” busca trazer a diversão e o entretenimento próprios do teatro infantil sem abrir mão de discussões e reflexões importantes, aliado à postura ética em relação à arte e seus espectadores de todas as idades, resultando em um espetáculo agradável, divertido, e belo.