Gestão Ambiental | 03/02/2015

Prefeitura de Louveira substitui mudas destruídas por vândalos

vandalismo mudas

Menos de uma semana depois do início do Programa de Arborização Urbana, que prevê para este ano o plantio de 700 mudas de árvores nativas em Louveira, a cidade sofreu com um covarde ato de vandalismo. Na madrugada de sábado (31 de janeiro), vândalos destruíram mudas e os protetores de árvores instalados na travessa que liga a Rua Catharina Calssavara Caldana à Avenida José Niero, no bairro do Leitão. Ao todo, foram 34 mudas destruídas, causando prejuízo financeiro ao contribuinte e danos ambientais.

Após a confirmação do ato, o secretário Municipal de Gestão Ambiental, Cláudio Scalli, afirmou que a Prefeitura vai demonstrar resistência e avançar com o programa, no intuito de “transformar Louveira numa cidade cada vez mais verde”. “Com o apoio do prefeito Junior Finamore, não vamos nos intimidar com atos covardes como esse e já substituímos as mudas e os protetores danificados”, acrescentou Scalli, que informou ainda que um boletim de ocorrência já foi registrado visando a apuração do caso.

A Prefeitura de Louveira solicita que os munícipes denunciem à Guarda Municipal se tiverem informações sobre esse e outros atos de vandalismo pelo telefone: 3878-1512. Vandalismo é crime e seus autores podem ser punidos com prisão e ressarcimento ao poder público pelos prejuízos causados.

Louveira mais verde

Para o Programa de Arborização Urbana 2015, foram adquiridas 700 mudas de árvores nativas de 20 espécies diferentes. Entre as diversas espécies, estão ipê, cerejeira, jabuticabeira, e outras.

O intuito da Prefeitura é aumentar a proporção de árvores no perímetro urbano, dos atuais ‘uma árvore a cada 50 metros’ para ‘uma a cada 10 metros’.

Para o secretário Cláudio Scalli, a arborização urbana está entre as medidas mais importantes para a construção de uma cidade sustentável. “O plantio de árvores não apenas embeleza nossas ruas, como também contribui para melhorar o ar que respiramos, amplia o sombreamento, abrigo para aves e, enfim, aumenta a qualidade de vida dos cidadãos. Todas as mudas escolhidas no programa de arborização Urbana são mudas de espécie adequada para plantio em área urbana, evitando transtorno a população e viação aérea”.

Na primeira etapa de implantação, estão sendo arborizadas as principais vias do Centro e do bairro Santo Antônio. No entanto, o cidadão também pode contribuir com o programa indicando locais para o plantio. Para isso, é só entrar em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental pelo telefone 3878-9902 e solicitar o plantio em frente a sua residência.