Gestão Ambiental | 15/02/2023

Prefeitura de Louveira resgata capivara e a devolve para a natureza

A capivara foi avistada andando no bairro Santo Antônio; o animal foi solto na mata próxima da Represa do Córrego Fetá

Uma capivara foi resgatada pelos agentes da Secretaria de Gestão Ambiental na manhã desta quarta-feira (15). O resgate de animais silvestres é um serviço da Prefeitura de Louveira e faz parte do governo do prefeito, Estanislau Steck, que é comprometido com o meio ambiente e com a fauna silvestre da região.

“Isso mostra a importância do treinamento das equipes que atuam diretamente nesses resgates. O trabalho foi realizado com sucesso e eficiência. Proteger os animais silvestres é uma responsabilidade e compromisso com a preservação ambiental”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

A capivara foi avistada andando no bairro Santo Antônio.

“Após o resgate, a capivara foi solta no fragmento de vegetação ao lado da Represa do Córrego Fetá. O local permite que esse tipo de animal tenha acesso aos recursos naturais para sobrevivência, ficando fora das áreas urbanizadas”, complementa a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

No mês de dezembro, os agentes de Louveira que atuam no resgate de animais silvestres concluíram um treinamento por meio da parceria com a Associação Mata Ciliar. CLIQUE AQUI (https://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/agentes-de-louveira-concluem-treinamento-de-resgate-de-animais-silvestres) para conferir a matéria.

Em janeiro de 2023, a equipe da Secretaria de Gestão Ambiental resgatou uma família de 11 patos, sendo dois adultos e nove filhotes, que foram avistados próximos ao Centro de Reabilitação de Louveira (CRL). Eles foram soltos na Represa do Córrego Fetá.

Resgate de animais silvestres:

Secretaria de Gestão Ambiental no telefone 3878-9902 (segunda à sexta das 8h às 17h).
Guarda Municipal no telefone 153 (24 horas).
Corpo de Bombeiros no telefone 193 (24 horas).