Saúde | 19/02/2015

Prefeitura de Louveira realiza programa permanente de castração gratuita

cachorro

A Prefeitura de Louveira, por meio da Vigilância em Saúde realiza, durante todo o ano, a campanha permanente de castração gratuita em cães e gatos dos moradores da cidade. Desde o início do programa (janeiro de 2014) foram castrados 782 animais, entre machos e fêmeas.

Para participar do programa, o dono ou responsável pelo animal deve ser maior de 18 anos e é necessário levá-lo junto para o agendamento, pois serão feitas as avaliações clínico veterinárias, bem como perguntas a respeito da saúde do bicho de estimação. Para isso, é necessário levar o cartão cidadão, CPF, RG, comprovante de residência e carteira de vacinação do animal.

Os interessados devem comparecer para os agendamentos as segundas e quintas-feiras, das 08h às 11h e das 13h ás 16h no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na rua Aparecido Ribeiro Damasceno, nº 45, Bairro Leitão. Não são feitas avaliações nem agendamentos fora destes dias. Já as cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e sextas. A secretaria da prefeitura ressalta que a castração é Importante para o controle de população de cães e gatos, além de proteger a saúde do animal.

Durante o agendamento, o proprietário recebe todas as orientações pré-cirúrgicas, além do microchip que é inserido no animal. Trate-se de um micro circuito eletrônico que possui um código único e inalterável, portanto, cada microchip tem um número que é vinculado ao cadastro do animal e seu respectivo responsável. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, o microchip não tem função de rastreabilidade por satélite, apenas a identificação animal. Até hoje, foram identificados 1.161 animais em Louveira. Para os proprietários que desejam apenas colocar o microchip em seu animal, devem comparecer nos dias de agendamento para castração, ou seja, toda segunda ou quinta.

A estimativa é que, em 2015, sejam castrados 1.500 animais e identificados por microchip mais 3.000 animais.

Você sabe o que é castração?

Castração é o nome popular dado ao processo de esterilização cirúrgica, feita em cães e gatos, machos e fêmeas, para fins de controle populacional. Nos machos ocorre a retirada dos testículos e nas fêmeas são retirados os ovários, trompas e o útero.