Saúde | 19/05/2023

Prefeitura de Louveira realiza mutirão de saúde neste sábado (20)

Vacinação contra gripe, Covid-19, testes, e papanicolau são em livre demanda; unidade estará aberta para consultas já agendadas e exames de eletrocardiograma, ginecologista e hipertensão arterial e também papanicolau

Em ação intensificada e preventiva, a Prefeitura de Louveira realiza mutirão de saúde neste sábado (20). A Unidade Básica de Saúde P.A.S estará aberta das 8h às 16h, para aplicação de vacina contra gripe e Covid-19, testagem de covid e dengue e realização de papanicolau em livre demanda. A Unidade também estará aberta para a realização de consultas e exames agendados, sendo eletrocardiograma, ginecologista e hipertensão arterial e também papanicolau. Ainda nesta data, uma equipe da Saúde estará presente na Praça da Bica na 3ª Caminhada Segura do Maio Amarelo, das 8h30 às 11h, realizando vacinação.

“Realizar essas ações no sábado facilita para o morador, que muitas vezes não consegue durante a semana devido a trabalho e outras responsabilidades. Além disso, quem for se vacinar na Praça da Bica, também pode aproveitar para participar da caminhada do Maio Amarelo e já realizar uma doação para a Campanha do Agasalho, tudo no mesmo local”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Para realizar o exame de papanicolau, basta comparecer no P.A.S e apresentar um documento original com foto e CPF.

Toda a população com idade acima de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe.

Atualmente, a máscara é obrigatória apenas em situações específicas em serviços de saúde. A Secretaria de Saúde mantém a recomendação de higienização das mãos, isolamento dos casos suspeitos e positivos, e principalmente que a vacinação esteja em dia.

“Durante a semana, todas as UBSs de Louveira ficam abertas para vacinação e realização de testes contra Covid-19 em pessoas com sintomas leves das 8h às 15h. O PA Santo Antônio e a Irmandade Santa Casa continuam realizando testes 24 horas por dia”, complementa a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

Vacina contra gripe

Toda a população com idade acima de 6 meses pode tomar a vacina contra a gripe (Influenza).

A vacina protege contra os 3 principais subtipos de vírus circulantes e que causam complicações e óbitos, principalmente em grupos prioritários: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A vacina é composta pelo vírus inativado, ou seja, incapaz de causar a doença.

A Secretaria de Saúde reforça que cerca de 10% das pessoas que tomam a vacina podem apresentar reações, como febre, mal estar e dor no corpo, com melhora em até 48 horas. Isso pode levar a ideia de que a vacina causa gripe, mas se trata de um mito.

“A vacina contra a Influenza pode ser aplicada em simultâneo a todas as outras vacinas do calendário. Por isso, ao ir à UBS, o paciente pode aproveitar o momento para atualizar as outras vacinas em atraso, inclusive a de Covid-19”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

A vacinação contra a gripe (Influenza) começou no dia 10 de abril para públicos específicos. A Campanha vai até o dia 31 de maio.

Confira os grupos em fase de vacinação contra Covid-19:

Primeira dose

- A partir de 6 meses.

Segunda dose

- A partir de 6 meses com intervalo recomendado de acordo a orientação de cada fabricante.

Terceira dose

- A partir de 6 meses que tenham tomado a segunda dose de Pfizer baby há 8 semanas.
- A partir de 5 anos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses.

Quarta dose

- Pessoas com idade a partir de 18 anos que tomaram a terceira dose há no mínimo 4 meses.

Quinta dose

- Imunossuprimidos.

Pfizer Bivalente

Público alvo que já pode receber a vacina:

- Todas as pessoas com 18 anos ou mais.
- Imunocomprometidos a partir de 12 anos.
- Pessoas com deficiência com 12 anos ou mais.
- Pessoas com comorbidades de 12 anos ou mais.

Existem 2 regras gerais para indicação da dose de reforço com essa vacina: ter tomado pelo menos 2 doses do esquema básico de vacina Covid e ter tomado a última dose há pelo menos 4 meses.

Para os que se enquadrarem nos critérios, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com um documento oficial com foto e número de CPF, e comprovante de vacinação de doses anteriores.

No caso de imunocomprometidos, deve-se apresentar documentação que comprove essa condição (como por exemplo prescrição médica).

UBS ANTONIO CARLOS DOS SANTOS – P.A.S.

Rua São Carlos, 177 – Bairro Santo Antônio
Contato: (19) 3848-1062 / 3848-1158