Assistência Social | 12/04/2023

Prefeitura de Louveira realiza Mutirão de atualização do Cadastro Único no próximo sábado (15)

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, convoca os moradores para atualização do Cadastros Único que estão com ele desatualizados há mais de dois anos. No próximo sábado (15), das 08h30 ás 16h00 no CRAS Bairro, no Santo Antônio, na Rua Leone Bertolini, 149 Jardim Ana Lúcia, ocorrerá um Mutirão, especialmente para quem não consegue comparecer durante a semana e, assim, tem esta opção do Mutirão para não perder os benefícios.

“Essa atualização é fundamental para ajudar as famílias mais necessitadas de Louveira. Não deixe de atualizar seu cadastro”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Recadastramento

O recadastramento é uma exigência do Governo Federal e deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, além dos auxílios municipais. A busca ativa das famílias em Louveira tem como objetivo auxiliar os moradores para minimizar os riscos de suspensão destes benefícios.

Ao realizarem o cadastro, as famílias assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais. Diante de qualquer alteração é necessário atualizar os dados.

Veja alguns exemplos de alterações que devem ser comunicadas:

Nascimento ou morte de alguém da famílias;

Saída de um integrante para outra casa;

Mudança de endereço;

Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;

Aumento ou diminuição da renda, entre outros.

Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente. A medida é importante para que as informações declaradas reflitam a situação socioeconômica em que a família vive é o que se chama cadastro qualificado.

Caso os moradores não façam a atualização dos dados dentro do prazo, o Castrado Único se torna inativo, o que pode ocasionar o cancelamento de benefícios.

Alguns dos Programas que se utilizam do Cadastro Único:

Bolsa Família;

BPC (Benefício de Prestação Continuada);

Tarifa Social de Energia Elétrica;

ID Jovem (Identidade Jovem);

Carteira do Idoso;

Alíquota reduzida do INSS;

Bolsa do Povo;

Documentos

Para a atualização do cadastro, o titular deve procurar o seu CRAS de referência munido dos documentos abaixo. Importante destacar que devem ser apresentados os documentos de todos os moradores da casa, independente de vínculo parentesco.

MAIORES DE 18 ANOS

• RG;

• CPF;

• Carteira de trabalho (papel) / carteira de trabalho digital (print da tela);

• Certidão (Nascimento / casamento);

• Comprovante de endereço (Conta de água, luz ou telefone);

• Título de eleitor;

• Comprovante de Renda (Holerite para quem trabalha registrado ou comprovante de benefício para aposentados, pensionistas ou BPC);

MENORES DE 18 ANOS

• Certidão de nascimento / RG e CPF (Se houver);