Assistência Social | 04/08/2023

Prefeitura de Louveira realiza encerramento da 12ª Semana do Bebê e Semana Mundial do Aleitamento Materno

O evento será na Praça da Bica, das 09h às 15h

A Prefeitura de Louveira, por meio de ação intersecretarial com o Comitê Intersetorial da Primeira Infância, entre as Secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde,  realiza neste sábado (5) o encerramento da 12ª Semana do Bebê e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o evento será realizado na Praça da Bica - Rua das Rosas, 162 – Santo Antônio, das 9h às 15h, o encerramento vai contar com Stands da Saúde, Social e Educação, com ações como, Saúde bucal de bebês e gestantes; Vigilância em saúde: Teatro de fantoches; Orientação sobre direitos das gestantes, papais e bebês; Feira de troca de brinquedos e livros infantis; Aula de zumba;Parque sensorial para bebês e muito, confira a programação abaixo.

“Louveira tem um compromisso com a Primeira Infância e reforçamos isso através de vários programas durante o ano inteiro. Durante toda essa semana realizamos na cidade ações relacionadas a 12ª Semana do Bebê e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que refletem a preocupação e o cuidado que o município tem com a criança desde a barriga. Não fique de fora do encerramento, traga sua família para participar. ” convida o Prefeito Estanislau Steck.

A semana contou com rodas de conversa sobre saúde bucal na infância, palestra sobre vacinação, as avaliações da caderneta da criança com orientações sobre desenvolvimento infantil continuam, roda de conversa sobre amamentação, palestra sobre vínculo familiar, palestra sobre introdução dos alimentos após 6 meses de idade, entre outras ações, nas UBS, escolas e CRAS. Além disso, todas as escolas que atendem crianças de 6 meses a 3 anos tiveram uma rotina diferenciada com ênfase nos temas inerentes a semana do bebê.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância no Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças até 6 anos de idade, tornando  o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.

PRIMEIRÍSSIMA INFANCIA EM LOUVEIRA

Em Louveira, é realizado o programa Mãe Louveirense pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde, com o propósito de promover a participação das mães nas consultas de pré-natal e garantir o apoio às gestantes através dos kits, que contém diversos itens de higiene, roupas e uma bolsa.
A cidade de Louveira tem o melhor índice de pré-natal de toda a região. Com 93,38% das gestantes completando 7 consultas ou mais, a Prefeitura de Louveira garante acompanhamento da gestação para todas as mães do município. Esse índice coloca Louveira em 1º lugar entre as cidades da região de Jundiaí e Campinas, e em 37º no Estado de São Paulo.