Assistência Social | 04/10/2023

Prefeitura de Louveira promove encontro para fortalecer rede de proteção à infância e adolescência

Na última terça-feira, 26 de setembro, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu um passo significativo na proteção de crianças e adolescentes vítimas ou suspeitas de violência. Foi realizada a primeira reunião com representantes de diversas entidades para discutir os casos sob a perspectiva do Fluxo de Atendimento à Criança e Adolescente, com foco na Escuta Especializada.

Neste encontro, estiveram presentes membros da Secretaria de Assistência Social, Diretoria de Proteção Social, Coordenação do CREAS, Núcleo Multidisciplinar de Gestão e Atendimento à Criança e Adolescente, representantes da Segurança Pública, Conselho Tutelar e das Escolas Municipais Frederico Pagotto e Melissa Chicalhone.

O objetivo central desta reunião foi debater os casos que já foram atendidos sob o contexto da Escuta Especializada, com o propósito de garantir um atendimento qualificado às crianças e adolescentes, evitando a revitimização e a exposição, ao mesmo tempo em que se prioriza a proteção de indivíduos vulneráveis.

Como parte do processo de reorganização da rede de proteção, foi aprovada e regulamentada a criação do Comitê de Monitoramento. Este comitê será aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e terá como função monitorar a eficiência da rede, bem como os fluxos de encaminhamento e os protocolos estabelecidos por meio de resolução.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Louveira em fortalecer a proteção à infância e adolescência, garantindo que esses jovens recebam o apoio e a assistência necessária para um futuro seguro e saudável.