Cultura & Eventos | 27/07/2023

Prefeitura de Louveira oferece Oficina Cultural de Jazz Dance no Centro e Bairro Santo Antônio

As aulas acontecem de segunda, terça e quinta feira na Casa da Cultura e Centro Comunitário do bairro Sagrado Coração

A Prefeitura de Louveira tem realizado semanalmente um reforço sobre as Oficinas Culturais que são realizadas na cidade e oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Cultura e Eventos. Nesta semana, o destaque é a Oficina de Jazz Dance.

As aulas da Oficina acontecem no Centro Comunitário do bairro Sagrado Coração na segunda-feira, com uma turma das 18h às 20h; na Casa da Cultura na terça-feira em três turmas: 10h às 11h, 13h às 14h e 20h às 21h; e quinta-feira também em três turmas: 9h às 10h, 13h ás 14h e 20h às 21h. As aulas de Jazz Dance tem a faixa-etária a partir dos 10 anos.  No momento, a Secretaria de Cultura e Eventos não está com inscrições abertas para as Oficinas Culturais. As inscrições são abertas periodicamente e divulgadas no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura de Louveira.

A Aluna da Oficina de Jazz Dance, Sarah Ariane, conta que iniciou as aulas em 2018 “Eu conheci as oficinas em 2018, que eu já fazia Jazz, Ballet, Canto e Teatro e esse ano eu retornei, só com o Jazz” e também diz sobre sua experiência nas aulas “Estou gostando bastante. É uma das coisas que eu mais gosto de fazer na semana”, diz Sarah. Outra aluna, Nicolyn De Menezes, além da oficina de Jazz, também participa da oficina de balé e comenta sobre sua relação com ambas as oficinas: “Estou  aprendendo coisas legais, vou me apresentar no futuro, estou conhecendo gente nova, professores também” conta Nicolyn.

Já a aluna Maria Clara, conta que iniciou as aulas na oficina por influência da mãe “Primeiro eu dançava Balé. Então, eu comecei a fazer balé com a Juh e a Chris [professoras]. Fui fazer Jazz, mas veio a pandemia, e agora eu voltei”, comenta Maria Clara. Questionada sobre a possibilidade de seguir carreira na área, Maria diz “Basta você querer, com dedicação, para chegar mais longe” explica a aluna.

Mike Soares hoje é professor da Oficina de Jazz Dance, mas conheceu a oficina como aluno, aos 12 anos. “Meu primeiro contato com a dança foi aos 12 anos, quando eu conheci a Casa da Cultura através do teatro. Já fazia teatro desde os 11 e conheci a dança. Primeiro conheci o Jazz, já me apaixonei de primeiro. Naquela época fazia Jazz, Contemporâneo e Balé Clássico. Hoje em dia sou formado nos três” conta Mike. O Professor se formou na IOA (Instituto de Orientação Artística), onde participava de competições de dança e iniciou sua vida profissional aos 20 anos.

“Meu primeiro trabalho foi em Vinhedo, no Hopi Hari. Em seguida eu entrei na Companhia, que é de Jundiaí. Atualmente, eu trabalho mais em São Paulo, onde eu já fiz a Globo, The Mask Singer. E já fiz musical também, Guarda Costas” conta o professor sobre sua experiência na área. Além desses, Mike ministra aulas em escola particular em Itatiba, na IOA (Instituto de Orientação Artística), onde ele se formou e claro, nas Oficinas Culturais de Louveira.

Também falando sobre a carreira na área, Mike compartilha: “Eu acredito que tem melhorado, mas que ainda é uma barreira muito grande de ser profissional e de ser artista, em geral, aqui no Brasil. Eu sempre sou daquele que diz que sempre é possível, acreditar é o primeiro passo. E uma coisa que eu considero muito importante falar é que não tem idade. Já vi pessoas que tiveram o primeiro contato com a dança aos 27 anos” explica Mike Soares.

O Professor também conta como lida com esse tema com os alunos “Quando você quer muito, igual a minha aluna [Maria Clara] falou, você consegue. É legal ver que eles estão se interessando e levando pra um lugar mais profissional. Eu sempre trato meus alunos e a minha aula como aula profissional, mesmo deixando bem claro pra eles que alguns podem levar como hobby, outros como profissionais, mas eu acredito que isso agrega na vida da pessoa” explica Mike, e finaliza “Eu acredito que a dança, ela dá um comportamento, uma coordenação motora que é legal que você vai agregar em qualquer lugar, em qualquer âmbito profissional. Eu acho que sempre tem alguma coisa a agregar”.

Reforçamos que, no momento, a Secretaria de Cultura e Eventos não está com inscrições abertas para as Oficinas Culturais. As inscrições são abertas periodicamente e divulgadas no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura de Louveira.