Saúde | 22/01/2015

Prefeitura de Louveira mantêm combate à dengue

Dengue

Com o aumento da incidência de chuvas, aumenta também a preocupação da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Louveira com os focos da dengue. A população é diariamente orientada de como manter a residência longe da ameaça da dengue.

O órgão efetua durante todo o ano visitas residenciais em todos os bairros da cidade, sobretudo na região do Santo Antônio, onde historicamente é constatado um número maior de casos da dengue. Durante as visitas, agentes de saúde realizam a inspeção e a orientação sobre os cuidados com a limpeza da casa e principalmente dos quintais, evitando o acúmulo de água limpa e parada, condições em que a larva do mosquito causador da dengue se desenvolve.

Além das visitas domiciliares, os funcionários averiguam pontos estratégicos onde há maior circulação dos vetores de transmissão da dengue, como em borracharias, imóveis com grande circulação de pessoas, escolas e prédios públicos.

Para a secretária de Saúde, Pâmela Mango, é necessária a colaboração da população para extinguir os focos de dengue nas residências. Para isso, diz ela, é preciso facilitar a averiguação do agente de saúde e seguir orientações como manter a caixa d’água sempre tampada; não deixar água da chuva acumular na laje; lavar semanalmente os tanques de reserva de água; encher de areia a borda dos pratinhos dos vasos; guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;

Sorotipos da dengue

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata.

A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e consequências como a morte.

Transmissão

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

Sintomas

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias. O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito; Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; Perda do paladar e apetite; Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; Náuseas e vômitos; Tonturas; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica.

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta, como Dores abdominais fortes e contínuas; Vômitos persistentes; Pele pálida, fria e úmida; Sangramento pelo nariz, boca e gengivas; Manchas vermelhas na pele; Sonolência, agitação e confusão mental; Sede excessiva e boca seca; Pulso rápido e fraco;

Dificuldade respiratória; Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

Apresentando os sintomas acima, procurar a unidade de saúde mais próxima.